Início Eventos Prefeitura anuncia natal com apresentações e corais pelo centro da capital baiana

Prefeitura anuncia natal com apresentações e corais pelo centro da capital baiana

Foto: Valter Pontes

As ruas, praças e prédios históricos do Pelourinho serão o cenário da maior festa de Natal, realizada pela Prefeitura de Salvador, entre os dias 6 de dezembro e 6 de janeiro. O anuncio foi realizado pelo prefeito Bruno Reis, nesta quinta (30)

Os detalhes da extensa programação, que será a maior da história da cidade, trazendo um túnel com iluminação especial, projeções mapeadas em fachadas, além de shows na Praça Municipal, corais nas sacadas dos casarões e presépios.

“Passamos a fazê-lo e esse evento veio crescendo ano a ano. Em 2022, fizemos o maior Natal de todos os tempos na capital baiana, com mais de 300 mil pessoas no Campo Grande. Hoje, trata-se de um evento de grande magnitude”, disse Bruno. 

Decoração

Natal terá o tema “Salvador Brilha com Você”, e conta com o patrocínio da Coca-Cola. A capital baiana terá o maior túnel cenográfico do país, com 400 metros de extensão, desde a Rua Chile até a Praça da Sé, apresentando iluminação.

De acordo com detalhes, as janelas do Terreiro de Jesus e do Cruzeiro de São Francisco também serão iluminadas, e uma árvore natalina de LED, com 21 metros de altura, foi montada na Fonte Luminosa da Praça da Sé. 

O circuito ainda terá projeções mapeadas no Palácio dos Esportes, no Palácio Rio Branco e na Igreja de São Francisco, além da Vila Natalina na Praça da Sé, que vai abrigar os comerciantes que já atuam no Centro Histórico.

Atrações

Uma Casa do Papai Noel especial ficará no prédio da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, montada com toda a decoração natalina para receber crianças e adultos. O espaço vai funcionar de 6 a 27 de dezembro, das 17h às 22h.

Também foi informado que a Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, como o Santo Antônio Além do Carmo receberão grandes montagens de presépios, com a colaboração de diversos artistas plásticos de Salvador. 

O período do Natal será aberto por uma missa campal no dia 6 de dezembro, na Praça Municipal, a partir das 18h. No dia 25, será celebrado com outra missa, desta vez na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, no mesmo horário.

Cultura 

Apresentações gratuitas na Praça Municipal de Orquestra Afrosinfônica, Thiago Arancam, Fat Family, Simone, Mateus Aleluia e Carlinhos Brown, também vão marcada o evento com um show especial de natal.

O Palco da Anunciação, será montado no Cruzeiro de São Francisco, nos dias 18 a 23 de dezembro com corais e orquestras, enquanto o Palco da Esperança, receberá de 11 a 15 de dezembro corais infantis com estudantes de escolas municipais. 

Além disso, as sacadas do Cruzeiro de São Francisco, do Terreiro de Jesus e da Casa do Olodum receberão corais ligados a projetos sociais de Salvador, no projeto Sacadas Musicais. A programação será de 8 a 16 de dezembro, sempre às 18h30. 

Além das atrações musicais, uma ação inédita será o grande cortejo natalino pela Rua Chile, batizado de Folias de Papai Noel, que vai reunir mais de 750 artistas entre carros alegóricos, grupos musicais e artistas circenses.

Compartilhe agora: