Home Bahia

Prefeito suspende atividade dos cinemas, teatros e casas de espetáculos; bares e restaurantes localizados no Rio Vermelho e Itapuã terão restrições

Foto: Max Haack Secom - PMS

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (7), o Prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 na capital.

Neto declarou que está suspendendo o funcionamento de cinemas, teatros e casa de espetáculos, que estavam autorizados a abrirem com lotação parcial. Os bares e restaurantes localizados no bairros do Rio Vermelho e Itapuã, onde foram presenciadas cenas de grandes aglomerações nesse final de semana, estão impedidos de funcionar a partir das 17 horas, de sexta-feira a domingo. A decisão vale por 15 dias.

A medida será anunciada no Diário Oficial na próxima quarta-feira (9), atendendo a um prazo de 48 horas para entrar em vigo. Vale lembra que o prefeito reativou leito e uma serie de ações por causa dos aumentos do coronavírus em Salvador nos últimos dias.

Confira as medidas retomadas e iniciadas:

  • Remobilização de leitos Covid-19: Plano progressivo. Ainda não foi estabelecido quantos leitos serão reativados.
  • Retomada das ações de apoio e proteção à vida nos bairros: Volta de testagens nos bairros, em postos de saúde, distribuição de máscaras e higienização das ruas. Bairros ainda não foram definidos.
  • Projeto de lei pra reserva de ocupação de leitos: Documento que foi enviado à Câmara de Vereadores, e será votado na próxima semana, estabelece que quando a ocupação passar de 60%, a prefeitura deverá abrir leitos e deixar de reserva.
  • Salvador por Todos: Programa lançado em maio tem pagamento e cestas básicas de dezembro já autorizados.
  • Renovação de contratos de Saúde: Medida vale para todos os contratos de trabalhadores sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
  • Continuação de inquérito epidemiológico com a Fiocruz: Medida que foi estabelecida em setembro, será divulgada a partir da 1ª semana de dezembro, para que prefeitura saiba o alcance da doença no município.
  • Retomada de testagem domiciliar: Medida também havia sido estabelecida em setembro, agora será ampliada para pessoas que não têm condições de deslocar para fazer os testes.
  • Acompanhamento permanente em abrigo de idosos: Testagem e higienização serão feitas.
  • Aplicativo para celular: App Tira Dúvidas gratuito para explicar à população sobre a Covid-19. Totens também serão instalados nas unidades de saúde.
  • Determinação da testagem de professores e alunos: Para estudantes acima de 15 anos, na rede municipal. Detalhes serão divulgados na próxima semana.
  • Manutenção da fiscalização dos protocolos: Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuando em fiscalização.
Compartilhe agora: