Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer

    16/03/2026

    Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina

    16/03/2026

    Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio

    16/03/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer
    • Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina
    • Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio
    • Protesto pede retirada de área ambiental do projeto de socorro ao BRB
    • Unimed Campinas controla Sodiê Mesquita e estreia com vitória na LBF
    • Gabrielzinho lidera natação paralímpica do Brasil no circuito mundial
    • Neymar passa em branco na véspera de última convocação antes da Copa
    • Oscar 2026: O Agente Secreto encerra campanha sem prêmios
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Professora deixa conferência após ser impedida de usar pronome neutro
    Últimas notícias

    Professora deixa conferência após ser impedida de usar pronome neutro

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO31/07/2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    2025 07 30 14 50 whatsapp image 2025 07 30 at 143236 688a6975b0ffd
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Organizações que atuam na defesa dos direitos de mulheres, de pessoas negras e da saúde manifestaram repúdio a atitude do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, que culminou na saída da professora e doutora em saúde pública Maria Inês da Silva Barbosa da 15ª Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (30).ebcebc

    As entidades criticam o prefeito por agir de forma “antidemocrática”, “autoritária”, “racista”, “misógina” e praticar “violência política de gênero” contra a professora por se manifestar com o uso de pronomes neutros.

    Maria Inês é mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), docente aposentada do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e uma referência no debate sobre racismo e saúde.

    A professora e o prefeito discutiram durante a abertura da conferência, após a professora utilizar pronomes neutros durante a sua palestra. A conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, órgão independente da Prefeitura de Cuiabá.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Na ocasião, o prefeito se irritou com o uso dos pronomes, que classificou como “doutrinação ideológica”. A professora rebateu na sequência, afirmando que a utilização do pronome seria uma forma de tratar pacientes de forma igualitária.

    A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) se solidarizou com a professora e classificou a atitude do prefeito como “atos racistas e de violência de gênero”.

    “A atitude do agente público indica, para além da inabilidade na gestão, as diferentes formas de preconceitos, discriminações, violências, racismos e agressões instituídas na sociedade brasileira, frente à liberdade de expressão e também os mecanismos de opressão vivenciados cotidianamente pelas e pelos intelectuais negras e negros e indígenas, assim como pela população LGBTQIAPN+”, disse a associação.

    A Rede de Mulheres Negras do Nordeste, articulação que conta com 35 organizações, expressou apoio à professora e classificou como autoritária a atitude do prefeito.

    “Nós não vamos aceitar a tentativa de censura e apagamento das identidades, e, principalmente, o silenciamento de uma mulher negra, especialmente como a companheira Maria Inês, que teve um papel estratégico na formulação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, diz a nota.

    O texto defende que a linguagem neutra é uma ferramenta de acolhimento e reconhecimento das múltiplas existências humanas que compõem a sociedade brasileira. “Quem tem postura autoritária, antidemocrática e violenta não merece ocupar espaços de poder”, continua o texto.

    A Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) também manifestou apoio à professora e repudiou a atitude de Bunini.

    “É inadmissível que agentes públicos, eleitos pelo voto popular para atender as necessidades da população, se considerem acima das leis federais e das normativas do SUS [Sistema Único de Saúde], orientadas pelo Ministério da Saúde. Esses representantes não são donos dos municípios, e não devem impor suas próprias regras em detrimento dos direitos assegurados à população”, diz a nota.

    A entidade ressaltou que ao destacar a importância do uso de pronomes neutros, afirmando que ‘o SUS é de todES’, a professora foi intimidada pelo prefeito, que ameaçou expulsá-la do evento e, diante da ameaça, a professora se retirou.

    Outra organização que manifestou apoio à professora Maria Inês foi o Odara – Instituto da Mulher Negra, organização criada na Bahia por e para mulheres negras, que há mais de uma década atua em defesa dos direitos das mulheres negras, da justiça social.

    “Este episódio trata-se de uma ação racista, misógina e autoritária, que se soma a outros posicionamentos perigosos e desinformativos do prefeito de Cuiabá”, disse o instituto, que fez menção a uma declaração de Bunini, de 2020, afirmando a ineficácia da vacina contra a covid-19.

    O instituto ainda ressalta que em 2023, Abílio foi acusado de fazer um gesto associado ao supremacismo branco durante sessão da CPMI dos Atos Golpistas. “Esses fatos revelam um padrão de atuação baseado na desinformação, no negacionismo científico e na violência, incompatível com qualquer compromisso verdadeiro com a saúde pública e com a democracia”, continua a nota.

    O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE/MT) disse que a atitude do prefeito foi inaceitável e “demonstra intolerância e desrespeito à diversidade e à liberdade de expressão.”

    “Acreditamos que o uso de pronomes neutros é uma forma de promover a inclusão e a igualdade, e que a discussão sobre temas relevantes para a saúde da população deve ser feita de forma aberta e democrática”, disse o instituto.

    A União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso disse que o episódio foi violência política de gênero e se solidarizou com a professora.

    “Esse episódio escancara o machismo e autoritarismo que ainda marcam os espaços de participação popular. É assim que o fascismo atua: tentando calar vozes críticas, principalmente de mulheres comprometidas com o SUS, com a democracia e com o povo. Toda nossa solidariedade à professora Maria Inês. Somos resistência! Não nos calaremos diante da violência, do ódio e da intolerância”, disse a entidade.

    Outro lado.

    Em nota, a prefeitura de Cuiabá disse que, por orientação direta do prefeito Abilio Brunini, não será permitido o uso de linguagem neutra em eventos e espaços institucionais patrocinados pelo Poder Executivo Municipal. A justificativa utilizada foi a de “compromisso com a preservação da norma culta da língua portuguesa e na neutralidade ideológica das ações públicas”.

    Segundo a nota, antes mesmo do início da palestra, o prefeito solicitou que a apresentação fosse ajustada de acordo com os padrões da comunicação oficial da prefeitura.

    Ainda de acordo com a nota, na ocasião, o prefeito reforçou que todas as pessoas têm espaço garantido na gestão municipal, independentemente de raça, orientação sexual, religião ou posicionamento político.

    “No entanto, destacou que manifestações ideológicas, de qualquer vertente, não devem interferir na condução técnica das políticas públicas nem na linguagem adotada nas ações oficiais do Executivo”, diz o texto, que finaliza afirmando que a prefeitura tem compromisso com o respeito, a inclusão e a transparência, assegurando que o debate democrático se mantenha aberto, “mas sempre dentro dos princípios que regem a administração pública.”





    Fonte: EBC

    após CONFERÊNCIA deixa impedida neutro professora pronome ser usar
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorPrimeiro dia do Troféu Brasil tem recordes olímpicos e paralímpicos
    Próximo artigo Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer

    16/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina

    16/03/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Protesto pede retirada de área ambiental do projeto de socorro ao BRB

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Unimed Campinas controla Sodiê Mesquita e estreia com vitória na LBF

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Gabrielzinho lidera natação paralímpica do Brasil no circuito mundial

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton 

    16/03/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Não perca
    Bahia 0

    Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer

    Por REDAÇÃO16/03/2026

    O Bahia segue consolidando sua força como visitante no Brasileirão 2026. Ao vencer o Internacional…

    Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina

    16/03/2026

    Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio

    16/03/2026

    Protesto pede retirada de área ambiental do projeto de socorro ao BRB

    16/03/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton 

    16/03/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Nossas escolhas

    SPM conhece experiência de Nova Iorque para promoção da igualdade de gênero

    14/03/2026

    Filho de Ali Khamenei é o novo Líder Supremo do Irã

    09/03/2026

    Em ação estratégica, Setur-BA prospecta novos voos internacionais para a Bahia na feira Routes Americas

    05/03/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.