Home Bahia

Polícia Federal deflagra operação em combate à mineração ilegal de ouro em SantaLuz

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Serra Dourada, visando combater a extração ilegal de ouro em Santaluz. Esta ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, realizada em junho do ano passado.

Ao todo, estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em Santaluz, Tucano e São Paulo. Nesta fase da operação, a PF identificou comerciantes que adquirem o ouro ilegal para revender em outros estados, seja em forma de barra ou já transformado em joias.

A investigação revelou que os envolvidos, que praticavam a extração ilegal há anos, haviam evoluído para a construção de laboratórios. Nesses locais, eles recebiam e refinavam os “rejeitos” das moagens executadas por garimpeiros ilegais, utilizando processo químico industrial e o cianeto de sódio na extração do ouro.

A PF alertou para os graves impactos do uso ilícito dessas substâncias tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente local, destacando que o cianeto de sódio é uma substância altamente tóxica e de compra e uso controlados pelo Ministério do Exército.

Os investigados enfrentarão acusações de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso e armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva, além de lavagem de dinheiro. As penas para esses crimes podem chegar a até 29 anos de prisão, caso sejam condenados.

Compartilhe agora: