Home Destaques

PM é baleado durante operação de combate a facções em Mirantes de Periperi, em Salvador

Polícia Militar da Bahia — Foto: Polícia Militar da Bahia

Na noite desta terça-feira (16), um policial militar foi baleado durante uma operação no bairro de Mirantes de Periperi. O agente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi atingido na perna direita.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele não sofreu nenhuma fratura nem corre risco de morte. O homem foi socorrido para o Hospital do Subúrbio.

Segundo a pasta, houve um confronto armado durante uma operação policial na localidade. Há semanas, o bairro enfrenta uma onda de violência em meio à disputa entre facções criminosas.

Diante da situação, as Forças de Segurança têm reforçado o policiamento ostensivo na região.

O Instituto Fogo Cruzado, que monitora episódios de violência em cidades do Brasil, mapeou que 11 agentes de segurança foram baleados em Salvador e Região Metropolitana neste ano de 2024.

O número já inclui o militar baleado nesta terça. Do total de atingidos, seis morreram.

Onda de violência
Na segunda (15), uma cabeça humana foi encontrada dentro de uma lata na Rua do Curió, em Mirantes de Periperi.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar, que constatou o fato após agentes da 18ª Companhia Independente (CIPM/Periperi) serem acionados, e também pela Polícia Civil.

Antes disso, madrugada da última sexta (12), um homem morreu e outro ficou ferido após um tiroteio no bairro. A vítima que sobreviveu apenas passava pelo local, saindo para trabalhar.

Dois dias antes, outro morador havia sido atingido por bala perdida no bairro, mas não resistiu aos ferimentos. Reginaldo Pereira Santos estava dentro da própria casa, na 4ª Travessa Lindaura Borges, quando foi baleado em meio a um tiroteio entre criminosos rivais.

Homem morre dentro de casa ao ser vítima de bala perdida durante tiroteio entre grupos criminosos no subúrbio de Salvador
Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) suspendeu as aulas de 365 alunos da Escola Municipal de Mirantes de Periperi naquele dia. Unidades de Saúde da Família (USF) de Colinas de Periperi, Alto do Cruzeiro e Rio Sena também ficaram fechadas até esta segunda.

Já os ônibus do sistema de transporte público que circulam na região tiveram o percurso encurtado, mas ainda na sexta-feira o serviço voltou a operar normalmente.

Compartilhe agora: