A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça (31), a Operação Dissimilaridade, visando desarticular esquema criminoso responsável pela concessão indevida de benefícios dos programas federais de distribuição de renda à população.
Foi identificado que cerca de 49% dos funcionários do município de Baianópolis, entre detentores de cargos comissionados, trabalhadores temporários e servidores públicos , concomitantemente aos salários pagos pela municipalidade.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza. Grande parte dos servidores do, beneficiados pelo programa, ostentam rendimento mensal muito superior aos limites fixados.
Segundo detalhes, as investigações apontam o cadastramento fraudulento de servidores do município como beneficiários dos programas sociais, gerando o recebimento indevido de prestações mensais, desde o ano de 2011 até os dias atuais.
Os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de estelionato majorado e inserção de dados falsos em sistemas de informações, sendo que as penas somadas podem atingir o patamar máximo de 18 anos de reclusão.