Home Coronavírus

Pazuello prevê prazo de 60 dias para certificar qualquer vacina contra a Covid-19

Imagem reprodução

Nesta terça-feira (7), o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em uma reunião virtual com os governadores dos estados que a Anvisa provavelmente deve demorar 60 dias para aprovar qualquer uso da vacina contra a covid-19.

O ministro, não detalhou se falava falava da análise para uso emergencial, segundo a Folha de S. Paulo, seria restrito apenas prioritários como profissionais de saúde, ou se tratava do registro definitivo da vacina. Ele disse que falava do imunizante da Astrazeneca, que o governo federal já se comprometeu a gastar R$ 1,9 bilhão para importação de doses e depois produção local pela Fiocruz.

Pazuello explicou que os ensaios da fase 3, podem ficar prontos até o fim do mês. Por conta de um erro na dosagem na análise preliminar, os ensaios estão sendo refeitos. “Aí a Anvisa, dentro da sua responsabilidade, vai precisar de tempo. Gira próximo a 60 dias” explicou o ministro da saúde.

Flavio Dino, governador do Maranhão, pressionou para saber se o governo não colocou em questão outros imunizantes, como a Coronavac, vacina chinesa com supervisão do Instituto Butatan. Eduardo disse que isso não será descartado, mas que a Anvisa ainda espera os resultados da fase 3.

Já o governo de São Paulo estima que os resultados da fase 3 da Coronavac, devem ficar prontos no próximo dia 15. Doria chegou a pergunta se o governo federal iria favorecer duas marcas ocidentais por política ou ideologia, citando ainda a Pftizer, laboratório americano com que o ministro confirmou negociação de mais 70 milhões de doses. Onde ele lembrou que os dois imunizantes, não tem aprovação da Anvisa até o momento.

Compartilhe agora: