Uma cena de desespero tomou conta do Centro Histórico de Salvador na tarde desta quarta-feira (5). Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como a “igreja de ouro“, desabou, deixando uma pessoa morreu e outras cinco pessoas feridas.
Imagens registradas por testemunhas mostram o estrago dentro do templo, um dos mais importantes exemplares do barroco brasileiro. Destroços de madeira e outros materiais cobriram o espaço onde os fiéis costumam acompanhar as celebrações.
Equipes de resgate já estão no local! O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) trabalha na busca por possíveis vítimas que possam estar sob os escombros. A Polícia Militar isolou a área, enquanto o Samu presta atendimento aos feridos.
Problemas estruturais antigos
A Igreja de São Francisco de Assis é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo e tem seu interior ricamente decorado com ouro. No entanto, o desabamento de hoje não foi uma surpresa para especialistas: há anos, o templo já apresentava sérios problemas estruturais.
Em 2023, uma inspeção revelou que o teto estava desgastado, pilastras sem reboco e o piso desnivelado. Na mesma época, um dos pátios chegou a ser interditado por risco de queda de uma estrutura metálica de mais de uma tonelada e meia.
Apesar da restauração dos painéis lusitanos feita pelo governo federal no ano passado, outras partes da igreja não receberam melhorias, o que pode ter agravado a situação.
Agora, resta saber: como um patrimônio histórico tombado pelo Iphan, um dos cartões-postais de Salvador, chegou a esse ponto?
Nós seguimos acompanhando essa tragédia e, a qualquer momento, voltamos com mais informações.