O corpo do jornalista e ex-secretário de Comunicação de Salvador José Pacheco Maia Filho será velado neste sábado (19), na capital baiana. A cerimônia de despedida está marcada para as 14h, na Capela D do Cemitério Jardim da Saudade. Depois do velório, o corpo seguirá para a cremação, prevista para 15h30.
Pacheco Maia morreu na tarde de sexta-feira (18), aos 60 anos. Segundo as informações divulgadas, o jornalista enfrentava um quadro de leucemia e estava internado durante o tratamento da doença.
A morte do comunicador gerou manifestações de pesar entre profissionais da imprensa e pessoas que trabalharam com ele ao longo de sua trajetória no jornalismo e na comunicação pública.
Trajetória na comunicação
Formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pacheco Maia construiu uma carreira em diferentes segmentos da comunicação. Ele passou por veículos de imprensa escrita, emissoras de rádio e também atuou em assessorias de comunicação corporativa e institucional.
Na vida pública, esteve à frente da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador durante a gestão do então prefeito ACM Neto. Ele assumiu o cargo em 2018, após ter trabalhado na assessoria da Presidência da Câmara Municipal de Salvador, durante a gestão de Leo Prates.
Pacheco também dirigiu a Fundação Paulo Jackson, instituição responsável pelas atividades da Rádio e TV Alba. Além disso, atuou como articulista dos jornais CORREIO e Tribuna da Bahia.
Homenagens após a morte
Leo Prates lamentou a morte do jornalista nas redes sociais e destacou a relação profissional construída entre os dois. Em sua manifestação, ressaltou a atuação de Pacheco na imprensa e na vida pública baiana, além da convivência durante projetos desenvolvidos em conjunto.
A atual secretária de Comunicação de Salvador, Renata Vidal, também prestou homenagem ao jornalista. Ela lembrou que assumiu a Secretaria de Comunicação após Pacheco e destacou características de sua trajetória profissional, como a experiência, o conhecimento e a atuação na área.
A despedida reúne familiares, amigos, colegas de profissão e pessoas que fizeram parte da trajetória de Pacheco Maia na comunicação baiana.




