Início Bahia

Operação contra tráfico de drogas e homicídios prende onze pessoas em Salvador

Foto: Divulgação

A Polícia Civil realizou uma operação em 15 bairros de Salvador, na manhã desta quarta-feira (22), resultando na prisão de 11 pessoas. A “Operação Hégira”, coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), tem como alvo suspeitos de tráfico de drogas e homicídios. Durante a operação, três alvos foram baleados em confrontos com as forças de segurança.

Dois desses alvos foram atingidos no bairro da Barra. Um deles estava em uma casa ocupada irregularmente na Rua Francisco Otaviano, onde, segundo as investigações, ocorria tráfico de drogas. Outro confronto, que deixou um suspeito ferido, ocorreu no bairro do Alto do Cabrito, no subúrbio de Salvador. Os três baleados foram socorridos e levados para hospitais, mas o estado de saúde deles não foi divulgado.

A operação cumpre 37 mandados de prisão e 53 de busca e apreensão contra um grupo criminoso supostamente comandado por internos do sistema penitenciário da Bahia, vinculados a uma organização de São Paulo. As investigações, que duraram 22 meses, revelaram que os líderes utilizavam comparsas em liberdade para executar os crimes.

De acordo com a delegada Márcia Pereira, diretora do Draco, o grupo também estava envolvido em crimes contra o patrimônio, principalmente na orla de Salvador, com algumas ações ocorrendo durante o carnaval de 2024, vitimando turistas e moradores de bairros nobres.

A operação também visa sete internos do sistema prisional e suspeitos monitorados por tornozeleira eletrônica, incluindo Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como “Averaldinho”, apontado como chefe do tráfico de drogas no bairro do Calabar.

Além dos mandados de prisão e busca, a Justiça decretou o bloqueio de contas bancárias e o congelamento de ativos financeiros dos investigados. Participaram da operação equipes dos Departamentos Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

Compartilhe agora: