Início Eventos

Nova edição do ParaPraia começa neste sábado (25); confira todos os detalhes

A segunda edição do evento acontece neste sábado (24) - Foto: Reprodução

O projeto que promove banhos de mar assistidos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, volta acontecer em 2023 após dois anos suspensos devido a pandemia da Covid-19. O inicio desta edição acontece neste sábado (25) e domingo (26), a partir das 8h, na praia da Ondina, em frente ao IBR.

O ParaPraia já beneficiou, em anos anteriores, cerca de 3 mil pessoas de Salvador, região metropolitana e cidades do interior do estado. Além deste fim de semana, mais dois encontros serão realizados nos finais de semanas dos dias 4, 5, 11 e 12 de março, das 8h às 12h, sempre na região de Ondina.

Para participar da ação não é necessário agendar, basta chegar no local e efetuar um cadastro breve. O projeto também irá abarcar pessoas que estão em cuidados intensivo em casa, que necessitam de ambulância ou de cuidados paliativos. Nestes casos, o banho precisa ser agendado previamente enviado por mensagem por do perfil oficial do projeto (@parapraia).

A coordenadora do projeto, Luciana Bilitario, explica que a promoção do mar assistido gera um impacto positivo não apenas nas pessoas com deficiência, mas engloba todos os envolvidos no processo. “É um projeto que deixa a inclusão visível. Essa causa das pessoas com deficiência na praia, lazer e no final de semana toma uma forma mais natural”, afirma.

Nesta retomada, a iniciativa contará com 240 voluntários cadastrados. As cadeiras anfíbias e os acessórios flutuantes voltam a ser utilizados nos banhos, promovido com a assistência técnica de professos e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem e educação física.

“Consolidado como um espaço de cidadania e inclusão, em que pessoas com deficiência podem desfrutar do verão soteropolitano, nossa meta é aumentar cada mais o público, de formar a proporcionar momentos de alegria, prazer e acessibilidade para essa pessoas. A expectativa é de que atendamos 60 pessoas por dia do evento”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

Compartilhe agora: