Morreu na manhã desta segunda-feira (20) o compositor, escritor, poeta, artista plástico e advogado Gileno de Oliveira Felix, aos 73 anos. Natural de Salinas da Margarida, no Recôncavo Baiano, ele construiu uma trajetória marcada pela contribuição à cultura da Bahia e pela atuação em diferentes áreas profissionais.
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Gileno Felix conciliou a carreira jurídica com a produção artística, deixando um importante legado na música, na literatura e nas artes plásticas.
Entre suas composições de destaque está a canção “Me Abraça e Me Beija”, escrita em parceria com o cantor Lazzo Matumbi. Suas obras também ganharam projeção nacional e internacional ao serem interpretadas por artistas como Jimmy Cliff, Margareth Menezes, Luiz Melodia e Lazzo.
Além da música, o artista publicou livros e desenvolveu trabalhos ligados à poesia e às artes visuais, tornando-se uma referência da produção cultural baiana.
Gileno Felix deixa a esposa, Vandalice Pedreira, e cinco filhos, entre eles o delegado especial da Polícia Civil da Bahia, Gil Ricardo Cunha Felix. Também fazem parte da família a professora e mestre em Direito Clarissa Cunha Felix, a cantora Aiace Pedreira Felix e os advogados Amon Pedreira Felix e Elie Pedreira Felix.
Em nota, familiares destacaram que a memória do artista permanecerá através de suas obras e da contribuição deixada para a cultura brasileira. A causa da morte, assim como informações sobre velório e sepultamento, ainda não foram divulgadas.


