Início Cultura Marcada pelos pedidos de cura, Festa de São Lázaro ocorre neste domingo...

Marcada pelos pedidos de cura, Festa de São Lázaro ocorre neste domingo (28)

Foto: Bruno Concha

Neste domingo (28), resume uma preparação festival de três dias e remete a santos de cura, entidades às quais se atribuem melhoras de saúde, relação aos pedidos de bênçãos e agradecimentos por graças alcançadas.

Um desses casos é o recorte da vida da Ialorixá Tania Pereira de Jesus, de 57 anos. Independentemente de sua hierarquia religiosa, há oito anos ela oferta banhos de pipoca em frente à Igreja de São Lázaro.

Para a Ialorixá, a festa é emocionante. “Tenho uma boa convivência com os padres, podendo até mesmo entrar na igreja na hora do ofertório. São Lázaro e São Roque são santos que nossos ancestrais foram inteligentes em associar aos orixás”.

A festa

Composta por missas, procissões e a manifestação, a Festa de São Lázaro tem celebrações internas com missas às 9h, 11h e 13h, além de uma missa solene às 15h, seguida de procissão até a região do cemitério do Campo Santo.

“É algo que já faz parte da história e tradição, que acolhemos com muito carinho. É preciso salientar que, no tempo do tráfico de escravos, eles chegavam aqui com suas crenças próprias, toda uma religiosidade”, destaca o pároco.

A festa deste ano faz essa referência à campanha da fraternidade de 2024. “Dessa forma, realmente entendemos São Lázaro como aquele que, em seu primeiro momento, foi rejeitado porque vivia simplesmente como um mendigo”.

De acordo com o padre Casimiro, no imaginário popular São Lázaro surge como aquele que é acolhido e tem algo para revelar através das suas chagas, suas feridas, suas roupas rasgadas, o cachorro que lambe as feridas.

Para os fieis ele é considerado o protetor de idosos, leprosos e dos animais enfermos, no candomblé, São Lázaro também é sincretizado com Omulu/Obaluaê, o orixá da medicina que cuida dos doentes crônicos.

Em estatuetas e pinturas, é geralmente representado por um homem velho, portando um cajado como muleta e vestindo trajes velhos nas cores roxa e marrom, que simbolizam sofrimento e penitência, respectivamente.

“Ele sempre foi muito venerado e considerado muito importante para a sociedade e para a cidade. A Igreja de São Lázaro está localizada em um ponto muito bonito da cidade. E, ao longo do tempo, tem início o festejo”, diz.

Programação

A festa tem início às 6h do domingo (28), com uma alvorada de fogos. As missas acontecem às 7h, 9h e 11h. Já às 15h acontece uma missa solene seguida, às 16h, de uma procissão. Às 18h acontece a bênção do Santíssimo Sacramento.

Antes, no sábado (27),  às 11h, acontece a lavagem das escadarias, tudo isso alinhado à participação popular.

Compartilhe agora: