Início Segurança Mais três casas caem de penhasco na Fazenda Grande após encosta desmoronar

Mais três casas caem de penhasco na Fazenda Grande após encosta desmoronar

Mais três casas desabaram no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, na tarde deste sábado (5). Cinquenta e três imóveis foram interditados pela Defesa Civil depois do desmoronamento de uma encosta na sexta-feira (4).

Imagens registradas por moradores mostram o momento exato em que as três casas foram ao chão, no penhasco da Rua Candinho Fernandes. Esses são três dos quinze imóveis que serão demolidos nos próximos dias na mesma área. O trabalho de demolição começou na manhã deste sábado.

As casas estão na área onde, na madrugada da última sexta-feira, cinco casas desabaram, e parte de uma obra de contenção da encosta também foi ao chão.

O drama dos moradores começou em agosto deste ano, quando rachaduras começaram a aparecer no chão e nas paredes. Na época, trinta casas precisaram ser esvaziadas.

Dados preliminares mostraram que há acumulo de água no solo, mas ainda não se sabe qual a causa, se as rachaduras foram provocadas por uma obra de esgotamento realizada pela companhia de abastecimento de água, ou se alguma infiltração na própria obra de contenção provocou o problema. O relatório final ainda não foi divulgado.

Com o desabamento da última sexta-feira, outras vinte casas também foram condenadas. Muitas estão penduradas no alto do morro, com as bases quase soltas no ar. Antes de abandonar os imóveis, os moradores passaram o sábado retirando os últimos objetos e os vizinhos estão ajudando na mudança.

Enquanto a causa das rachaduras continua sendo investigada, o abastecimento de água está cortado na área de risco para evitar novas infiltrações. Mas, neste sábado, a falta de água atingiu outras ruas do bairro. A reportagem da TV Bahia entrou em contato com a Embasa, mas não obteve retorno.

Compartilhe agora: