Início Alimentação

Lula Lança Programa Arroz da Gente com Investimento de R$ 1 Bilhão para aumento da produção e segurança alimentar

Com meta de fortalecer a produção nacional de arroz e reduzir a fome, o programa investirá em estoques, incentivos à agricultura familiar e apoio ao abastecimento alimentar.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (16), o programa Arroz da Gente para fortalecer a produção nacional de arroz e garantir estoques estratégicos. Ao todo, cerca de R$ 1 bilhão serão investidos na compra de até 500 mil toneladas do grão, em uma ação que visa mitigar os impactos climáticos sobre a agricultura e garantir abastecimento.

Com o programa, médios e grandes produtores poderão firmar contratos de opção com o governo, que garantem a compra da produção por valores preestabelecidos. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a medida é importante para compensar perdas na produção devido à seca e às enchentes no Sul do país.

Além disso, o Arroz da Gente proporcionará à agricultura familiar acesso a linhas de crédito a juros reduzidos, assistência técnica e acesso a tecnologias, como pequenas colheitadeiras e silos secadores. A iniciativa deverá beneficiar cerca de 200 municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

No evento de lançamento, o presidente Lula reforçou o compromisso de combater a fome no Brasil e anunciou que o país lançará, em novembro, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na Cúpula de Líderes do G20. Segundo ele, “a fome não é uma questão climática, mas uma escolha política” e deve ser tratada com seriedade.

O programa Arroz da Gente integra o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planaab) e marca uma série de ações para fortalecer a segurança alimentar do país, no âmbito do Plano Alimento no Prato e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

Essas medidas buscam não apenas ampliar a produção de alimentos, mas também incentivar a produção orgânica e o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis para toda a população.

Compartilhe agora: