O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na próxima segunda-feira (17) para uma viagem oficial de oito dias à Ásia, com compromissos na Coreia do Sul e na Índia. A comitiva presidencial será composta por pelo menos 10 ministros de Estado, 315 empresários brasileiros e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O retorno ao Brasil está previsto para o dia 24.
Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, integram a delegação os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Padilha (Saúde), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Esther Dweck (Gestão) e Frederico Siqueira (Comunicações), além de outros integrantes da Esplanada.
Além do governador baiano, Lula também convidou os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente. No entanto, ambos não devem participar da viagem.
A agenda internacional terá três eixos principais: a participação do presidente na cúpula global sobre Inteligência Artificial, na Índia; a abertura de novos mercados para produtos brasileiros; e o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais com as duas potências asiáticas.
A cúpula sobre Inteligência Artificial será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Nova Délhi, e deve reunir cerca de 40 mil participantes de 50 países já confirmados entre os 100 convidados. Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível dedicado exclusivamente ao tema da inteligência artificial.



