Início BRASIL

Lula decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Silvio Santos

Apresentador Silvio Santos - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste sábado (17) luto oficial de três dias em todo o Brasil devido à morte do empresário e apresentador Silvio Santos. O ato foi publicado em uma edição extra do “Diário Oficial da União” e determina que as bandeiras do Brasil sejam hasteadas a meio mastro em órgãos públicos durante o período de luto.

“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Senor Abravanel, Silvio Santos, ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro”, diz o decreto assinado por Lula.

Silvio Santos, considerado o maior comunicador da televisão brasileira, morreu na madrugada deste sábado, aos 93 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo SBT, emissora que ele fundou em 1981. O apresentador estava internado desde o início do mês em um hospital particular na capital paulista. De acordo com o Hospital Albert Einstein, Silvio Santos morreu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

Em Brasília, a morte de Silvio Santos também foi homenageada pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, que declararam luto de três dias em ambas as Casas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o luto é uma forma de “solidariedade à família, aos amigos e a todos os seus fãs e admiradores” do apresentador.

Além do luto nacional decretado por Lula, o Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista também decretaram luto oficial de sete dias em memória de Silvio Santos.

Nascido no Rio de Janeiro em 1930 como Senor Abravanel, Silvio Santos começou sua carreira como vendedor ambulante e se tornou um dos maiores empresários e comunicadores do Brasil, fundando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Ele deixa a esposa Íris Abravanel, seis filhas, netos e bisnetos.

A pedido do próprio apresentador, a família não fará um velório público. O corpo será levado diretamente ao cemitério, onde será realizada uma cerimônia judaica.

Compartilhe agora: