Nesta semana, a montadora chinesa BYD (Build Your Dream), especializada na produção de veículos elétricos e tecnologias limpas, divulgou a abertura de novas vagas de emprego para sua unidade em construção na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. As obras de implantação do complexo fabril, que começaram em março de 2024, estão em ritmo acelerado e atualmente empregam quase 500 pessoas, entre funcionários da BYD e terceirizados, a maioria sendo baianos.
A expectativa da empresa é que a fábrica, quando em pleno funcionamento, gere cerca de dez mil postos de trabalho, distribuídos entre empregos diretos e indiretos. As novas vagas anunciadas incluem posições como Analista Administrativo Bilíngue (Mandarim e Português), Analista Administrativo Geral, Analista de Comércio Exterior, Analista Financeiro, Analista Fiscal, Engenheiro de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), Engenheiro HSE (Segurança e Meio Ambiente), Engenheiro de Processos de Estamparia, Especialista Comercial, Especialista em Recrutamento e Seleção, e Operador de Empilhadeira.
A empresa destacou que muitas das vagas exigem inglês fluente, e algumas também requerem conhecimento em mandarim. Além disso, há oportunidades para candidatos que tenham disponibilidade para realizar treinamentos na sede da empresa, localizada na China.
Além das vagas anunciadas nesta semana, outras 53 posições, abertas anteriormente, seguem com processos seletivos em andamento. A BYD também mantém cadastros de reserva para futuras contratações, tanto em áreas gerais quanto técnicas.
Embora os anúncios não informem os salários, a empresa oferece um pacote de benefícios atrativo, incluindo convênios médico e odontológico extensíveis a dependentes, cartão Golden Farma, Gympass, refeitório na fábrica com café da manhã e almoço, vale alimentação, transporte fretado ou auxílio combustível, licença maternidade de seis meses e licença paternidade de vinte dias, seguro de vida coletivo e auxílio creche para dependentes de até dois anos.
Os interessados em concorrer às vagas devem se inscrever por meio da página de recrutamento da empresa, hospedada na plataforma Gupy, e estar atentos aos requisitos e atribuições de cada cargo. O processo de seleção inclui as etapas de cadastro, triagem, entrevista com o RH, entrevista com o gestor e, finalmente, a contratação.
A Agência Sertão, que divulgou as oportunidades, reforça que não recebe currículos nem intermedia contratações, limitando-se à divulgação de oportunidades de emprego, estágios, concursos públicos e qualificações profissionais. Mais detalhes podem ser encontrados no Guia de Oportunidades da agência.
BYD na Bahia
A BYD iniciou as obras do seu complexo industrial em Camaçari no dia 5 de março de 2024. Com um investimento de R$ 3 bilhões, este será o maior polo industrial da empresa fora da China, e deve criar cerca de 10 mil empregos. A primeira fase do projeto inclui a construção de 26 novas estruturas, como galpões de produção e uma pista de testes, que ocuparão uma área de aproximadamente 1 milhão de m².
As instalações do antigo complexo da Ford, abandonado em 2021, serão reutilizadas para abrigar fornecedores que contribuirão na produção de peças para os novos veículos da BYD. A expectativa é que a produção de veículos na fábrica comece entre o final de 2024 e o início de 2025, com a produção de modelos como o elétrico Dolphin, o Dolphin Mini, o SUV elétrico Yuan Plus, e o híbrido plug-in (PHEV) Song Plus. A capacidade de produção pode alcançar até 150 mil unidades por ano.