Início Destaques

Lavagem do Bonfim em Salvador traz novidades para 2020

Foto: Reprodução

A lavagem na escadaria da Basílica Santuário Senhor do Bonfim – e não no adro, como ocorre normalmente – e a participação da imagem peregrina do santo no cortejo são as principais novidades para a Lavagem do Bonfim 2020. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 19, pelo reitor da igreja, Padre Edson Menezes, durante coletiva de lançamento da festa.

Este ano, o evento comemora 275 anos da chegada da imagem em Salvador e acontece entre os dias 9 e 19 de janeiro, com o tema “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção” e com o lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua cruz”.

O padre destaca a importância da festa jubilar e as novidades que farão parte do evento com o intuito de aproximar os fiéis.

“Queremos retomar as quermesses, como no passado, para que os fiéis que participam das noites da novena possam permanecer na Colina Sagrada, degustando várias iguarias e assistindo as apresentações culturais”, ressalta ele.

Além disto, padre Edson explica uma das principais mudanças na tradição da festa. “Temos outra novidade, que o ritual da lavagem acontecerá na escadaria para fazer jus ao nome, lavagem das escadarias Santuário Senhor do Bonfim, e para que todos os fiéis que estejam aqui na praça possam visualizar bem aquele momento, que é muito importante. A outra novidade, que no contexto do ano jubilar, pela primeira vez, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim participará do cortejo, sendo conduzida lá do comércio numa grande caravela até a Colina Sagrada, recordando a embarcação, que certamente trouxe a imagem do Senhor do Bonfim. Teremos uma festa bastante participativa e comemorativa do ano jubilar”.

Durante o evento, fiéis e turistas ganham as ruas da Cidade Baixa. “Tudo estará pronto para que a procissão possa passar e os fiéis tenham acesso livre a nossa Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Quanto ao acesso dos fiéis, tudo continuará do mesmo jeito, porém, com um espaço maior e com possibilidade de uma movimentação mais confortável. A expectativa como sempre é muito grande. Nós esperamos na quinta-feira, em torno de 2 milhões de participantes”, afirmou o padre.

As imagens de Santa Dulce dos Pobres e de Nossa Senhora da Penha também farão parte do cortejo.

Compartilhe agora: