Um caso de racismo em um supermercado de Salvador está gerando repercussão nas redes sociais. Breno Jezrael, de 23 anos, denunciou que foi seguido por um segurança enquanto fazia compras no supermercado Hiperideal, no bairro de Armação, na tarde deste domingo (18).
Visivelmente abalado, Breno registrou um vídeo ainda dentro da unidade, relatando o ocorrido. Na gravação, ele expressa sua indignação com a situação:
“Estou aqui hoje porque eu posso pagar. Estou indignado porque sou de classe média baixa, mas se eu vim aqui é porque eu posso. Eu sou jornalista, eu estudo, eu não sou qualquer pessoa não. E mesmo que eu fosse, eu tenho direitos. Se eu tenho dinheiro e vim aqui, eu tenho possibilidade de comprar”, desabafou.
Constrangimento e ação judicial
No vídeo, Breno afirma que se sentiu constrangido ao ser seguido pelo segurança durante todo o tempo em que esteve no estabelecimento. Ele também declarou que tomará medidas legais contra o supermercado.
“Eu não vou aceitar que ninguém dentro desse mercado aqui me maltrate. Estou indo na delegacia prestar um boletim de ocorrência, e vou entrar com uma ação judicial pelo que eu estou passando, porque isso é constrangimento,” afirmou, exaltado.
Em outro trecho, ele questiona o motivo de ter sido tratado dessa forma:
“Por que eu? Porque sou negro? O segurança foi até o final para poder me seguir. Eu não sou ladrão e eu posso provar.”
Próximos passos
Breno informou que pretende formalizar uma denúncia contra o supermercado e buscar reparação pelos danos sofridos. O caso reacende debates sobre o racismo estrutural no Brasil e o tratamento discriminatório que pessoas negras ainda enfrentam em espaços públicos e privados.
Até o momento, o supermercado Hiperideal não se manifestou sobre a denúncia. O caso será investigado pelas autoridades competentes, e um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Salvador.
Situações como essa reforçam a necessidade de conscientização, treinamento de funcionários e aplicação de políticas antidiscriminatórias para combater o racismo no ambiente corporativo e na sociedade como um todo.