Home Destaques

João Leão(PP) mostra a ponte na Câmara e convoca Neto para uma parceria

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, e o secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, realizaram na tarde desta terça-feira(24) na Câmara Municipal de Salvador,  apresentação para os vereadores do projeto da ponte Salvador-Itaparica.

João, iniciou a apresentação do Projeto da Ponte, colocando os principais pontes e etapas do Projeto em andamento, fez um raio X das atividades já realizadas e etapas a seguir.

Para Leão o principal objetivo do Projeto é desconcentrar, desenvolver territórios do estado com grande potencial, mas cujas potencialidades não florescem em razão de dificuldades logísticas.

“A Bahia de São Salvador antes da ponte e a Bahia depois da ponte”, narra Leão.

Etapas já cumpridas:

Audiências Públicas, Sondagem, hidráulica marítima, projeto básico de engenharia, planos urbanísticos da ilha de Itaparica, EIA-RIMA e modelagem da concessão finalizados. Em andamento a Licitação e o plano socioeconômico.

Etapas em andamento e a realizar:

Leilão na Bolsa novembro, assinatura do contrato dezembro, preparação para obra janeiro a dezembro de 2020, início da obra janeiro de 2021 (Leão disse que vai trabalhar para antecipar para junho de 2020), inicio de operação da ponte janeiro de 2025.

Empresas que manifestaram interesse na construção da Ponte Salvador Itaparica:

CREC 4 (China) , CCCC – CR20 (China), Sichuan Road & Bridge (China), ACCIONA(Espanha), VANCI(França), INC FICANTIERI, TREVI e SIPAL (Itália).

João brinca com os presentes na Câmara Municipal e pergunta: “Quem é a favor da Ponte Salvador Itaparica levante o braço?” Todos levantaram, continua “Todos levantaram as mãos”, descontrai. O Vice-Governador relembra outros momentos de apresentação do projeto da ponte, na sede do Governo, na Câmara Municipal em outro momento e ao próprio Prefeito Neto.  Leão propõe uma parceria com Neto.

Segundo o Vice-Governador existe uma estimativa de geração de 100 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, projeta também um aumento na arrecadação do Estado.

O Secretário Marcos Cavalcanti fez um resumo dos dados econômicos do projeto, falou da criação de um fundo do Estado garantindo que o próximo, tenha dinheiro em caixa do aporte acordado.

O Vereador Téo Sena, questionou sobre a redução da altura da ponte ficando em 85 metros, como ficaria a passagem dos navios? Cavalcanti, esclarece que a ponte não fica na direção do Porto de Salvador, a ponte fica na direção da Praia de Canta Galo, não havendo riscos inclusive de algum navio se chocar com sua estrutura, porque o local não tem navegabilidade pela pouca profundidade, não possibilitando acesso para navios.

Marcos também destaca que não foram previstos nos cálculos econômicos isenção de ISS para as empresas, havendo um acréscimo de arrecadação para os municípios de Salvador e Itaparica. O Secretário repete “Vai vencer aquele que exigir a menor contraprestação do estado”.

Como será?
O projeto vai sair da Via Expressa, atravessa a ilha numa via paralela à BA-001, duplicada até a Ponte do Funil. Está prevista uma PPP de 35 anos, sendo que a empresa tem um ano para fazer o projeto, conseguir as licenças necessárias e fazer as contratações financeiras. Além disso, serão mais quatro anos de obras e 30 anos de operação. O estado fara um ressarcimento de R$ 1,5 bilhão em fundo que será constituído para dar liquidez à obra.  porque espera que haja uma competição entre os interessados na obra.

 

Compartilhe agora: