O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, realizou discurso para uma plateia de empresários e autoridades, na tarde deste sábado (21), na programação do Fórum Empresarial Índia-Brasil em Nova Délhi
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo baiano destacou as potencialidades da Bahia posicionando-a como o maior estado do Nordeste, não só em território e litoral, como também em economia e investimentos. “Somos líderes nacionais em geração eólica e solar centralizada, com amplo potencial de expansão. Possuímos a maior diversidade de minerais críticos do Brasil. Nossa matriz elétrica é composta por 98% de fontes renováveis — eólica, solar e hidráulica”, completou o governador.
Ao final, Jerônimo destacou os potenciais na área da agricultura familiar e do agronegócio e a preocupação pela transição energética a partir de fontes renováveis e na área da saúde, iniciando a transição tecnológica para a Bahiafarma. O governador ainda aproveitou para convidar os empresários, indicando que a Bahia está aberta ao investimento produtivo, à cooperação tecnológica e à construção de parcerias de longo prazo.
O Fórum Empresarial Índia-Brasil foi encerrado com a fala do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Encontro Bilateral- Um dos encontros bilaterais realizados pelo governador Jerônimo Rodrigues foi com o empresário Jai Shroff CEO da UPL (United Phosphors Limited), empresa de produção de insumos agrícolas e sementes de sorgo, soja, algodão, milho e canola, que tem uma grande parceria com a Embrapa no Brasil.
O empresário tem interesse de implantar na Bahia fábricas para a produção de insumos agrícolas que hoje são importados pelo Brasil e vê nesse encontro a oportunidade que precisava para iniciar as tratativas para realizar expansão da UPL.



