Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Encontro marca início da execução de projetos de transformação digital no interior baiano

    13/06/2026

    Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos

    13/06/2026

    Mais de 4,3 mil crianças foram tiradas do trabalho infantil em 2025

    13/06/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Encontro marca início da execução de projetos de transformação digital no interior baiano
    • Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos
    • Mais de 4,3 mil crianças foram tiradas do trabalho infantil em 2025
    • Surpresas em reta final de ciclo estão na história do Brasil em Copas
    • Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões neste sábado
    • Bahia firma parcerias para ampliar comunicação em Libras e fortalecer organizações sociais
    • SP descarta segundo caso suspeito de ebola
    • Titulação de terra quilombola no Marajó é inédita, celebram lideranças
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Destaque»Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump
    Destaque

    Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO10/08/20254 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    fachada ministerio mcamgo abr 100420231818 18
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria de Relações Institucionais rechaçaram os ataques do vice-secretário do Departamento de Estado estadunidense, Christopher Landau, ao sistema judiciário brasileiro. Número dois do órgão, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores dos Estados Unidos, Landau escreveu que “um único ministro do STF [Supremo Tribunal Federal] usurpou poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes”.ebcebc

    Segundo o Itamaraty, a postagem do vice-secretário representa um ataque frontal.

    “Essa manifestação caracteriza novo ataque frontal à soberania brasileira e a uma democracia que recentemente derrotou uma tentativa de golpe de Estado e não se curvará a pressões, venham de onde vierem”, respondeu a pasta em nota sábado (9) à noite.

    O Itamaraty mencionou que essa foi a segunda manifestação hostil do governo estadunidense em três dias. “O Governo brasileiro manifestou ontem [sexta-feira, 8] à embaixada dos Estados Unidos seu absoluto rechaço às reiteradas ingerências do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil, e voltará a fazê-lo sempre que for atacado com falsidades como as da postagem de hoje [sábado, 9], disseminadas pelo subsecretário de Estado, Christopher Landau”, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

    Gravíssima ofensa

    A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann também rechaçou as postagens do vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump. Ela classificou de “arrogante” e de “gravíssima ofensa” as insinuações de interferência do Judiciário em outros Poderes.

    “A postagem arrogante do subsecretário de Estado dos EUA é uma gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade. Quem tentou usurpar o poder em nosso país foi Jair Bolsonaro. Quem está tentando destruir a relação histórica entre os dois países é a família Bolsonaro estimulando Donald Trump, com o tarifaço e sua chantagem contra o Judiciário brasileiro”, rebateu Gleisi nas redes sociais.

    A ministra reiterou que o Brasil cumpre a Constituição e que os Poderes estão unidos para rechaçar a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.

    “Nenhum poder constitucional brasileiro encontra-se impotente. Ao contrário: Executivo, Legislativo e Judiciário rechaçaram o golpe de 8 de janeiro, a chantagem de [Donald] Trump, o motim bolsonarista pela anistia e as sanções violentas contra o ministro Alexandre de Moraes e outros ministros do STF”, continuou.

    “Se querem mesmo ‘restaurar uma amizade histórica’, comecem por respeitar a soberania do Brasil, de nossas leis e Justiça, e parem de apoiar o golpista que tentou destruir nossa democracia”, concluiu a ministra.

    Relações destruídas

    Sem citar diretamente o ministro do STF Alexandre de Moraes, Landau escreveu que um magistrado acumulou autoridade excessiva e “destruiu a relação histórica de proximidade entre o Brasil e os Estados Unidos”. “Sempre é possível negociar com líderes dos Poderes Executivos ou Legislativos de um país, mas não com um juiz”, disse o número dois do secretário Marco Rubio.

    Originalmente em inglês, a publicação de Landau foi repostada pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, traduzida ao português.

    Convocação

    Na sexta-feira (8), o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, após ameaças ao Judiciário brasileiro. O secretário interino da Europa e América do Norte do Itamaraty, o embaixador Flavio Celio Goldman manifestou a indignação do governo brasileiro com o tom e o conteúdo das postagens recentes do Departamento de Estado e da embaixada nas redes sociais.

    Na quinta-feira (7), a Embaixada dos EUA no Brasil traduziu comentário do secretário de diplomacia pública Darren Beattie, ameaçando autoridades do Judiciário brasileiro que contribuam com Moraes. “Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, disse o comunicado do diplomata, acusando o ministro de “censura” e “perseguição” contra Bolsonaro.

    Sanções

    Os Estados Unidos aplicam sanções financeiras contra Moraes com base na Lei Magnitsky, sob o argumento de que o magistrado estaria violando os Direitos Humanos ou está relacionado a casos de corrupção ao redor do mundo. O tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros nos Estados Unidos também foi justificado com base na atuação do STF.

    O governo de Donald Trump critica Moraes e a Justiça brasileira pelo processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e por decisões de remoção de conteúdo e bloqueio de redes sociais e plataformas digitais estadunidenses.



    Fonte: EBC

    ataque Gleisi Itamaraty rechaçam TRUMP vicesecretário
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorManifestações em quatro cidades pedem ampliação da licença-paternidade
    Próximo artigo Livros escritos por pessoas com deficiência ainda encontram barreiras de
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Encontro marca início da execução de projetos de transformação digital no interior baiano

    13/06/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos

    13/06/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Mais de 4,3 mil crianças foram tiradas do trabalho infantil em 2025

    13/06/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Surpresas em reta final de ciclo estão na história do Brasil em Copas

    13/06/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões neste sábado

    13/06/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Bahia firma parcerias para ampliar comunicação em Libras e fortalecer organizações sociais

    13/06/2026 Bahia Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Bahia

    Encontro marca início da execução de projetos de transformação digital no interior baiano

    Por REDAÇÃO13/06/2026

    Mais de 190 pesquisadores e gestores públicos participaram na manhã desta sexta-feira (12) de um…

    Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos

    13/06/2026

    Mais de 4,3 mil crianças foram tiradas do trabalho infantil em 2025

    13/06/2026

    Surpresas em reta final de ciclo estão na história do Brasil em Copas

    13/06/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    G7: Lula vai cobrar ajuda ao desenvolvimento e nova governança global

    11/06/2026

    Estudante de Santo Antônio de Jesus conquista medalha de prata em feira internacional de ciência, na Turquia

    09/06/2026

    Em meio à guerra com os EUA, Irã chega para a Copa do Mundo

    08/06/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.