A cerimônia de celebração do aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba será realizada na próxima segunda-feira (9), às 17 horas, no auditório do Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama), em Salvador. No evento, será exibido um vídeo institucional em homenagem aos colaboradores, diretores, doadores e pacientes que ajudaram a construir a história da instituição. Além disso, haverá a presença do fundador e do primeiro diretor-geral da Hemoba, Aurelino Santana, e a apresentação musical da cantora Cássia Aguiar.
“Esta é uma oportunidade para homenagear aqueles que construíram durante este tempo a história da Hemoba, marcada pelo crescimento, pela qualificação técnica e de seus profissionais e cumprimento de sua missão de oferecer hemocomponentes para as unidades hospitalares e atender os pacientes com doenças hematológicas benignas”, declara o atual diretor-geral da fundação, Luiz Catto.
Sob iniciativa do Ministério da Saúde, a implantação do Hemocentro Coordenador na Bahia começa em 1983 sob a coordenação do hematologista e ex-professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Aurelino Santana, que liderou uma equipe formada pelas médicas Iraildes Santana e Maria da Conceição Coelho, nas dependências do Hospital Roberto Santos, em Salvador. Em 26 de julho de 1989, foi criada a Fundação Hemoba com o objetivo de exercer as atividades de hematologia e hemoterapia em todo estado da Bahia, inclusive o desenvolvimento do ensino e pesquisa.
Em 15 de março 1993, com a construção do Hemocentro Coordenador, a Fundação ganhou uma nova sede na capital baiana, um espaço moderno para a época que oferece até os dias de hoje um atendimento de qualidade aos doadores e dentro das normas de biossegurança. Desde então, com a política de regionalização da Secretaria da Saúde, foram implantadas cinco unidades hemoterápicas na capital e 21 unidades em diversas regiões do interior do estado, além de três unidades móveis de coleta.
Fonte: Ascom/Hemoba