Início Bahia Governo investe em capacitação de pesquisadores na área de Inteligência Artificial

Governo investe em capacitação de pesquisadores na área de Inteligência Artificial

Foto: Reprodução

O Governo da Bahia, em parceria com o Instituo de Ciência e Tecnologia (ICTS), universidades, empresas e órgãos públicos, desenvolveram a Rede de Referência de Inteligência Artificial (BAH.IA). O anuncio foi feito nesta quinta (21).

Com o avanço do uso da IA, se tornou crucial compreende seu funcionamento. A iniciativa teve seu ponto publicado no termo do Diário Oficial do Estado, que viabiliza bolsas para pesquisadores desenvolveram conteúdos sobre o tema.

Nesta fase inicial, o foco da ação é estabelecer a rede, criar diretrizes e produzir materiais de formação em IA. Com as bolsas que serão disponibilizadas, os pesquisadores, selecionados pelos ICts parceiros, irão produzir os conteúdos.

Através do material elaborado, será possível capacitar pesquisadores e professores para difundir o conhecimento, especialmente entre os docentes do ensino médio, chegando até os jovens, um dos principais focos da iniciativa.

Desenvolvimento tecnológico

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, o programa é fundamental para o desenvolvimento tecnológico. “A ação busca melhorar a qualidade do capital humano em nosso estado, oferecer oportunidades de capacitação profissional”, explica.

Tatiane Rios, professora e pesquisadora da Ufba, parceira da ação, destaca o trabalho que será realizado. “Com a rede será possível não apenas produzir materiais de formação em IA, mas também mapear demandas tecnológicas”, diz.

Além da Ufba, a rede tem sinergia com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Compartilhe agora: