O Governo Federal estuda a viabilidade de implantação de um trem turístico que interligaria diferentes estados do Nordeste, como Bahia e Piauí, com o objetivo de incentivar o turismo regional. A ideia foi discutida pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em entrevista ao Diário do Nordeste, onde destacou o potencial do projeto para integrar o turismo na região.
O trem seria uma extensão da Transnordestina, ferrovia projetada para transporte de cargas, que liga a cidade de Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE). A proposta inicial contempla vagões de passageiros acoplados aos trens de carga já planejados. Segundo Elmano, isso reduziria custos, tornando o projeto mais viável.
“Você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim em todo o Nordeste brasileiro. Então seria um grande ganho para todos, em vez de os estados competirem entre si”, afirmou o governador.
Contudo, ele ressalta que o sucesso do projeto depende de estudos econômicos. “Um trem só para passageiros precisa de estudo econômico para saber se tem demanda, por exemplo, para um trem mais rápido. Porque é um investimento elevado, nenhuma empresa vai fazer isso sem demanda”, explicou.
A proposta foi mencionada em uma reunião em Iguatu (CE), com a presença da primeira-dama Janja e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Elmano, Lula demonstrou interesse e conversou com Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística S/A (TLSA), concessionária responsável pela ferrovia.
“Eu acho que é possível. Tem que ver a compatibilização. O fato de ser um trem de carga tem uma grande vantagem. Se eu não me engano, são três quilômetros de vagão. Então ter um vagão ou dois de passageiros para isso, o valor disso no custo total é absolutamente diluído”, argumentou o governador.
Atualmente, a Transnordestina está com 62% das obras concluídas, de acordo com a TLSA. A previsão de entrega da ferrovia de cargas é para 2027, mas a inclusão do transporte de passageiros ainda depende de novos estudos e da confirmação da demanda.