Início Bahia Governador nomeia Pedro Maia como procurador-geral do MP-BA

Governador nomeia Pedro Maia como procurador-geral do MP-BA

Foto: Reprodução/MP-BA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeou Pedro Maia como procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para o biênio 2024-2026, conforme publicação do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21). Ele sucederá a atual procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti.

Na eleição que aconteceu no dia 6 de dezembro, procuradores e promotores deram 569 votos para Maia, que alcançou 98% dos 582 eleitores que votaram no pleito.

Esse é o maior número de votos, em valores absolutos e percentuais, recebido por um candidato na disputa do cargo. Pedro Maia era Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e foi o único a se candidatar.

Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos. Ele ingressou no MP em 2004 e integrou a lista tríplice para PGJ como o mais votado nas últimas cinco eleições. Atuou como chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça nos últimos quatro anos e de março de 2022 a março deste ano foi secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Como promotor de Justiça, passou pelas comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu, Feira de Santana e Vitória da Conquista, sendo promovido para Salvador em 2013.

Na capital, Pedro Maia coordenou o Grupo de Atuação Especial de Combate a Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim). Também atuou no Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), no Núcleo de Prisão em Flagrante e foi secretário-executivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Atualmente, é promotor titular da Promotoria de Tóxicos de Salvador.

Compartilhe agora: