A 35ª rodada do Brasileirão foi finalizada nessa última quarta (27) com mais um tropeço de um adversário do Bahia, o Cruzeiro, como mandante, ao empatar em 1 a 1 com o Grêmio.
Para os matemáticos da UFMG, o empate no Mineirão deixa a equipe cruzeirense com menos chances de ir para a Libertadores do que o Bahia, mesmo com um ponto a mais na classificação.
O motivo são os adversários que serão enfrentados pelos times. Enquanto o Tricolor ainda jogará contra Cuiabá e Atlético-GO, dois já rebaixados, o Cruzeiro terá pela frente adversários que lutam contra Z-4 – Red Bull Bragantino e Juventude.
Já na penúltima rodada, ambos enfrentarão adversários que possuem objetivos na primeira página da classificação: o Bahia visitará o Corinthians e o Cruzeiro receberá o Palmeiras.
Já o maior favorito a conquistar a sétima posição e, consequentemente, terminar no G-7, é o Corinthians, que está em alta na competição e enfrentará Criciúma, Bahia e Grêmio na reta final.
Confira as chances de G-7 após 35 rodadas da Série A segundo a UFMG:
Segundo matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais, as chances de ficar com o 7º lugar nesse momento são essas:
- Corinthians: 36,8%
- Bahia: 32,7%
- Cruzeiro: 27%
- Vasco: 2,5%
- Outros clubes: abaixo de 1%
Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo já estão classificados.
Chances do Bahia G-7 segundo o ge.globo
Já de acordo com o blog Espião Estatístico, do ge.globo, o panorama é bem diferente.
Os matemáticos da equipe do site dão essas chances de G-7:
- Cruzeiro: 40,5%
- Bahia: 34,1%
- Corinthians: 22,28%
- Vasco: 1,9%
- Outros clubes: abaixo de 1%