Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    David Duarte vira titular após anos no banco e dobra número de jogos pelo Bahia

    12/10/2025

    Bahia defende longa sequência invicta em Ba-Vis pelo Brasileirão

    12/10/2025

    Emprestado pelo Bahia, atacante vive ano mais goleador da carreira no Japão

    12/10/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • David Duarte vira titular após anos no banco e dobra número de jogos pelo Bahia
    • Bahia defende longa sequência invicta em Ba-Vis pelo Brasileirão
    • Emprestado pelo Bahia, atacante vive ano mais goleador da carreira no Japão
    • Arena Fonte Nova conclui troca integral do gramado após críticas
    • Moraes suspende decisão que destituiu defesa de réu da trama golpista
    • Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF
    • Missa no Cristo Redentor celebra aniversário do santuário
    • Arcebispo de Aparecida pede que políticos eleitos votem pelos pobres
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»FMI e Banco Mundial financiam países ricos, critica Lula no Brics
    Últimas notícias

    FMI e Banco Mundial financiam países ricos, critica Lula no Brics

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO06/07/2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    d6a8336
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (6) o papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, instituições que, na visão dele, “sustentam um Plano Marshall às avessas, em que as economias emergentes e em desenvolvimento financiam o mundo mais desenvolvido”. ebcebc

    A declaração fez parte da intervenção do presidente na segunda sessão plenária da cúpula de líderes, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, dedicada ao fortalecimento do multilateralismo, assuntos econômico-financeiros e inteligência artificial (IA). 

    Plano Marshall foi a ajuda financeira que os Estados Unidos proveram para a reconstrução da Europa depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 

    Para Lula, enquanto o FMI e o Banco Mundial se voltam ao mundo desenvolvido, “os fluxos de ajuda internacional caíram, e o custo da dívida dos países mais pobres aumentou”. 

    O presidente aproveitou a reunião de líderes do Brics, comandada pelo Brasil, para pedir mais poder dos países do Sul Global no FMI, instituição que tem entre suas missões cooperar para o bom funcionamento do sistema financeiro global e colaborar com países durante crises econômicas, por exemplo. 

    “As distorções são inegáveis”, declarou Lula. “Para fazer jus ao nosso peso econômico, o poder de voto dos membros do Brics no FMI deveria corresponder pelo menos a 25% – e não os 18% que detemos atualmente”, completou.

    O presidente brasileiro fez críticas ao neoliberalismo (diminuição do Estado na economia), responsável, segundo ele, aprofundar desigualdades.

    “Três mil bilionários ganharam US$ 6,5 trilhões desde 2015”, citou.

    Banco do Brics

    Na participação, o presidente fez elogios ao Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank, NDB), conhecido como Banco do Brics.  

    “O Novo Banco de Desenvolvimento dá uma lição de governança”, afirmou ao citar o recém ingresso de Argélia e o processo de adesão da Colômbia, Uzbequistão e Peru. Para ele, é um atestado da capacidade do NDB de oferecer financiamento para transição justa e soberana.

    O banco de fomento foi criado pelo Brics em 2015. Desde 2023, a ex-presidente Dilma Rousseff está no comando da instituição financeira, que tem sede na China. Países de fora do Brics podem se habilitar para participar do NDB. Dilma discursou na sessão deste domingo. 

    Ainda abordando a desigualdade no mundo, Lula defendeu justiça tributária (ricos pagando mais impostos) e combate à evasão fiscal., “Fundamentais para consolidar estratégias de crescimento inclusivas e sustentáveis, próprias para o século XXI”.


    Rio de Janeiro (RJ), 06/07/2025 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sessão plenária “Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial” da 17ª Cúpula do Brics. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
    Rio de Janeiro (RJ), 06/07/2025 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sessão plenária “Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial” da 17ª Cúpula do Brics. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sessão plenária “Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial” da 17ª Cúpula do Brics. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    Comércio e protecionismo

    O presidente fez críticas ainda a Organização Mundial do Comércio (OMC).

    “Sua paralisia e o recrudescimento do protecionismo criam uma situação de assimetria insustentável para os países em desenvolvimento”.

    A declaração acontece no ano em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deflagrou uma guerra tarifária, aplicando tarifas a produtos que entram no país – uma forma de proteger a indústria americana da concorrência estrangeira. 

    IA 

    Lula disse que o Brics adotou uma declaração sobre governança da inteligência artificial (AI), o que representa uma “mensagem clara e inequívoca” de que as novas tecnologias devem atuar dentro de um modelo de governança justo, inclusivo e equitativo.  

    “O desenvolvimento da Inteligência Artificial não pode se tornar privilégio de poucos países ou um instrumento de manipulação na mão de bilionários. Tampouco é possível progredir sem a participação do setor privado e das organizações da sociedade civil”, declarou. 

    Ineditismo

    O presidente brasileiro ressaltou que essa 17ª reunião de líderes do Brics reúne, pela primeira vez, países-parceiros. “Coroa a histórica expansão do Brics”, exaltou. 

    País-parceiro é uma modalidade criada na cúpula da cidade russa de Kasan, em 2024. Uma principal diferença entre país-membro e que os parceiros não têm poder de voto nas discussões.  

    “Os países convidados trazem consigo perspectivas de diferentes contextos regionais que enriquecem a articulação de uma visão própria do Sul Global”, afirmou Lula.  

    “O Brics é ator incontornável na luta por um mundo multipolar, menos assimétrico e mais pacífico”, declarou. 

    Entenda o Brics 

    O Brics é formado por 11 países-membros: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia. Essas nações representam 39% da economia mundial e 48,5% da população do planeta. 

    Os países que têm status de parceiros são Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.   

    O Brics se identifica como nações do Sul Global e busca mais cooperação entre si e tratamento mais equânime em organismos internacionais. Os países-membros se alternam ano a ano na presidência. O Brasil será sucedido pela Índia em 2026.  



    Fonte: EBC

    banco Brics critica financiam FMI Lula Mundial PAÍSES ricos
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorBrics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas
    Próximo artigo Polícias Militar e Civil reduzem em 17,3% os roubos de veículos em Salvador no 1° semestre
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    David Duarte vira titular após anos no banco e dobra número de jogos pelo Bahia

    12/10/2025 Bahia Por REDAÇÃO

    Bahia defende longa sequência invicta em Ba-Vis pelo Brasileirão

    12/10/2025 Bahia Por REDAÇÃO

    Emprestado pelo Bahia, atacante vive ano mais goleador da carreira no Japão

    12/10/2025 Bahia Por REDAÇÃO

    Arena Fonte Nova conclui troca integral do gramado após críticas

    12/10/2025 Bahia Por REDAÇÃO

    Moraes suspende decisão que destituiu defesa de réu da trama golpista

    12/10/2025 Justiça Por REDAÇÃO

    Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

    12/10/2025 Justiça Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024

    David Duarte vira titular após anos no banco e dobra número de jogos pelo Bahia

    12/10/2025
    Não perca
    Bahia 0

    David Duarte vira titular após anos no banco e dobra número de jogos pelo Bahia

    Por REDAÇÃO12/10/2025

    O zagueiro David Duarte vive, em 2025, sua temporada mais consistente desde que chegou ao…

    Bahia defende longa sequência invicta em Ba-Vis pelo Brasileirão

    12/10/2025

    Emprestado pelo Bahia, atacante vive ano mais goleador da carreira no Japão

    12/10/2025

    Arena Fonte Nova conclui troca integral do gramado após críticas

    12/10/2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024

    David Duarte vira titular após anos no banco e dobra número de jogos pelo Bahia

    12/10/2025
    Nossas escolhas

    Lula conversa com Trump e pede fim de tarifaço a produtos brasileiros

    06/10/2025

    Brasileiros seguem incomunicáveis após serem detidos por Israel| Agência Brasil

    03/10/2025

    Papa critica tratamento “desumano” de imigrantes nos EUA

    01/10/2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.