Início Eventos Fiéis movimentam Centro Histórico com celebração e devoção à Santa Barbara

Fiéis movimentam Centro Histórico com celebração e devoção à Santa Barbara

Foto: Bruno Concha

Um mar vermelho e branco tomou conta das ruas do Centro Histórico, em Salvador, nesta segunda-feira (04) para celebrar Santa Bárbara, para os católicos, ou Iansã, para os adeptos das religiões de matriz africana.

A festa é celebrada há oito anos pelo cônego Lázaro Muniz. Para 2023, o tema escolhido foi “Santa Bárbara, filha da Virgem Maria, fazei germinar em nós a esperança de um mundo mais humano, fraterno e igualitário”. 

Morador de Mussurunga, o jovem Rique Blanco, de 23 anos, há dez frequenta a festa. “Essa é a árvore que me sustenta, me mantém em pé, vivo e com esperança. Santa Bárbara e Iansã são minhas amigas mais íntimas, a quem tudo eu devo”. 

Logo após a celebração, a imagem da santa seguiu em procissão, passando pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé e descendo a Ladeira da Praça e descendo até o quartel do Corpo de Bombeiros, onde houve um momento de saudação.

Humberto Sturato, subprefeito do distrito cultural, afirma que é uma emoção grande ver o local tomado por fiéis. “Temos que agradecer este momento. Turismo crescendo, segurança fortificada, com um choque de gestão”, lembrou. 

Após a saudação no quartel do CBMBA, a procissão seguiu pela Baixa dos Sapateiros, parando no Mercado de Santa Bárbara para saudar os filhos de Santa Bárbara e de Iansã q. Após este momento, a procissão retornou ao ponto de partida.

Compartilhe agora: