Início Bahia

Esquema de roubo de Nafta no Porto de Aratu desarticulado pela Polícia: Facções PCC e BDM estão envolvidas

Operação policial na madrugada de terça-feira resultou na prisão de três indivíduos e revelou o envolvimento de facções criminosas no desvio de Nafta e tráfico internacional de drogas.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Na madrugada desta terça-feira (27), a polícia realizou uma operação que desarticulou um esquema de roubo de Nafta no Porto de Aratu, localizado em Candeias, região metropolitana de Salvador. A ação resultou na prisão de três indivíduos, entre eles o líder da organização criminosa, um intermediário e um comprador do material. A operação, que ocorreu na BR-523, flagrou os suspeitos transportando 126 mil litros de Nafta em três caminhões-tanques.

Segundo informações obtidas pelo Portal A TARDE de fontes policiais, o esquema era comandado pelas facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Bonde do Maluco (BDM), que também utilizavam o porto para enviar drogas para fora do país. As investigações revelaram que o desvio de Nafta estava em operação há cerca de um ano e meio, envolvendo um complexo esquema logístico.

Como Funcionava o Esquema de Roubo

O desvio do produto ocorria quando os navios, carregados com Nafta, se aproximavam do Porto de Aratu. Membros da organização criminosa subornavam os responsáveis pelas embarcações, pagando cerca de R$ 250 mil para retirar o material ainda em alto-mar, utilizando uma balsa clandestina. A balsa ancorava na lateral do porto, onde caminhões-tanque eram abastecidos com o produto.

Após a retirada, a maior parte do Nafta era transportada para um galpão localizado em Caroba, com outros lotes sendo armazenados em depósitos nas cidades de Camaçari e Dias d’Ávila.

Prisão de Kleber Herculano de Jesus, o “Charutinho”

A operação policial desta madrugada está ligada à prisão de Kleber Herculano de Jesus, conhecido como “Charutinho”, um dos líderes do esquema criminoso. Charutinho foi preso na semana passada e é conhecido por seu envolvimento em diversos crimes, incluindo homicídios, tráfico de drogas, e roubo de cargas.

Kleber Herculano era um dos alvos da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro do ano passado, que tinha como objetivo investigar o envolvimento do deputado estadual Binho Galinha com organizações criminosas. Kleber também administrava uma cooperativa em Caroba, onde gerenciava as operações ilegais relacionadas ao Porto de Aratu.

Envolvimento com Tráfico Internacional de Drogas

Além do roubo de Nafta, as investigações apontam que o mesmo local em Caroba era utilizado pelas facções criminosas para o envio de drogas ao exterior, através de navios. Segundo o delegado Arthur Gallas, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), existem fortes indícios de que o local era alugado em conjunto pelo PCC e BDM para essas operações ilegais.

A operação policial revelou a profundidade e sofisticação do esquema criminoso, que não só desviava grandes quantidades de Nafta, mas também desempenhava um papel significativo no tráfico internacional de drogas, utilizando as infraestruturas do Porto de Aratu.

Fonte: ATARDE

Compartilhe agora: