As equipes multidisciplinares que vão implementar os Coletivos Bahia pela Paz (CBPP), iniciativa do Programa Bahia pela Paz, estão participando de uma oficina de capacitação em Salvador, nesta quarta e quinta-feira (22 e 23). Organizada pela Comvida, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para executar o projeto, a formação tem como objetivo principal a criação de projetos executivos, com definição de rotinas, fluxos e instrumentos para operacionalização dos Coletivos.
Gestores/as, técnicos e representantes da SJDH e da Comvida formam o público da capacitação que está acontecendo no Maison Enchanté Cerimonial, em Itapuã. A oficina tem uma programação com apresentações institucionais, dinâmicas de grupo e, principalmente, discussões aprofundadas sobre instrumentos operacionais do projeto. No primeiro dia, foram feitos alinhamentos internos. No segundo dia, haverá atividades colaborativas e apresentações de propostas. As equipes são divididas em grupos para detalhamento de estratégias, garantindo que as ações sejam alinhadas às demandas das comunidades atendidas.
“Este é mais um passo importante no avanço deste importante programa que, a partir da promoção de direitos, desenvolvimento de oportunidades e diálogo intenso com a sociedade, visa combater a violência letal, principalmente nas regiões marginalizadas dos nossos centros urbanos. A perspectiva é tornar nossos agentes cada vez mais aptos e alinhados com a missão do BPP: proteger vidas”, afirmou o secretário da SJDH, Felipe Freitas.
Os Coletivos Bahia pela Paz são espaços onde vão funcionar serviços voltados à promoção da cidadania, à garantia de direitos e à inclusão social de adolescentes e jovens que habitam bairros periféricos, em centros urbanos da Bahia, e se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. Neste sentido, incluir processos formativos para as equipes que vão garantir esse funcionamento se faz necessário para o alinhamento, a formação continuada e o desdobrando efetivo das ações.
Coletivos Bahia pela Paz
A principal estratégia comunitária para a prevenção da violência letal do Programa Bahia Pela Paz é a oferta de serviços integrados de promoção da cidadania e garantia de direitos, através dos Coletivos Bahia pela Paz. Os equipamentos serão implantados em comunidades que apresentem altos índices de violência letal intencional para atuar em estreita parceria com iniciativas municipais e do terceiro setor locais, com iniciativas estaduais nas áreas do esporte, cultura, lazer, profissionalização, empreendedorismo e redução de riscos e danos.
O Bahia pela Paz se propõe a enfrentar, na Bahia, uma realidade complexa e profundamente desafiadora, que vem colocando em cheque o futuro da sociedade brasileira. Em todo o país, a violência letal vem atingindo a juventude de forma significativa. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que, em 2022, 77% das vítimas de violência letal no Brasil eram pessoas negras e, dessas pessoas que perderam suas vidas, mais da metade eram crianças e jovens, entre 12 e 29 anos.
A iniciativa envolve diversas secretarias de Estado. São elas: Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Segurança Pública (SSP), Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Políticas para as Mulheres (SPM), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Saúde (Sesab), Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Serin), Cultura (Secult-BA) e Casa Civil; além de órgãos do sistema de justiça; municípios e a sociedade civil organizada.
Fonte: Ascom/SJDH