Campeão baiano, nordestino e vice-campeão brasileiro, o enxadrista e deficiente visual, Jeferson Teles, quase fez a tríplice coroa dentro de sua categoria em 2024. Como recompensa de um ano cheio de vitórias, o atleta está classificado para o Pan-Americano de Xadrez de 2025, na Colômbia. Em muitas dessas competições, ele viajou com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A conquista mais recente de Jeferson foi o pentacampeonato baiano, resultado da competição que terminou no último domingo (15), com mais um título na disputa com pessoas cegas e com baixa visão. Em um ano recheado de títulos, o atleta alcançou o posto de bicampeão do Nordeste, em abril, em Alagoas, e em agosto, em Campina Grande.
No entanto, foi no Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2024, em Brasília, para pessoas com baixa visão, que ele alcançou o resultado de maior destaque, com o vice-campeonato em novembro. A disputa com grandes competidores, alguns que, inclusive, já foram campeões e bicampeões nacionais, gerou a classificação para o Pan Americano de 2025, na Colômbia, e colocou Jeferson como sexto melhor do país neste ano, conforme o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Ele ressalta a importância dessas conquistas e do apoio da Sudesb ao longo da jornada. “Esse é um feito histórico para a Bahia. Não é só uma satisfação pessoal para mim, mas para todo o estado como um resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido. A Sudesb é uma grande parceira disso. Isso tudo só me dá mais vontade de continuar estudando e trazer ainda mais alegria para a Bahia em 2025”, afirma.
Fonte: Ascom/Sudesb