Início notícias

Duas mortes por chikungunya e alerta para epidemia de dengue na Bahia

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou duas mortes por chikungunya na Bahia na segunda-feira (11). Os pacientes residiam em Ipiaú e Teixeira de Freitas, municípios localizados no sul e extremo sul do estado, respectivamente.

Segundo a Sesab, até o último sábado (9), foram notificados 3.918 casos prováveis da doença na Bahia, representando uma redução de 17,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 4.747 casos prováveis.

Entretanto, o cenário da dengue na Bahia é motivo de preocupação. 175 municípios baianos estão em estado de epidemia para a doença, de acordo com a Sesab. Até o momento, 12 mortes por dengue foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab.

O perfil dos pacientes que faleceram não foi detalhado pela pasta, mas a Secretaria Municipal de Vitória da Conquista informou que um dos casos foi de um idoso de 78 anos, morador do bairro Alto do Candeias, que deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista com quadro suspeito de acidente vascular hemorrágico.

O sudoeste concentra o maior número de mortes por dengue no estado, com casos em municípios como Jacaraci e Barra do Choça.

Até então, o caso mais recente registrado havia sido em Vitória da Conquista. Antes disso, a morte da farmacêutica Gabriela Gomes Santos, em Barra do Choça, também foi oficializada, causando comoção na comunidade, pois Gabriela estava grávida de quatro meses. Dias antes, uma criança de 5 anos também faleceu em Jacaraci.

De acordo com a Sesab, além dos 175 municípios em estado de epidemia da dengue, outros 67 estão em risco e 18 em alerta, totalizando 45.386 casos prováveis da doença até o último sábado, com um aumento de 307,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Compartilhe agora: