Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres

    12/11/2025

    Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

    12/11/2025

    CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta

    12/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres
    • Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar
    • CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta
    • Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política
    • Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
    • Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café
    • Chefes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais
    • Vítimas de afundamento de solo criticam acordo entre Braskem e Alagoas
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Economia»Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano
    Economia

    Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO05/11/2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como o da energia, pressionados, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) faz nesta quarta-feira (4) a penúltima reunião do ano. Os analistas de mercado acreditam na manutenção da taxa no maior nível em quase 20 anos.ebc

    Atualmente em 15% ao ano, a Selic está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. Desde setembro do ano passado, a taxa foi elevada sete vezes seguidas. Nas reuniões de julho e de setembro, o Copom não mexeu na taxa.

    A decisão sobre a Taxa Selic será anunciada no início da noite desta quarta. Na ata da última reunião, em setembro, o Copom informou que a Selic será mantida em 15% ao ano por tempo prolongado.

    Segundo a ata do Copom, a conjuntura econômica dos Estados Unidos e as tarifas impostas pelo país têm tido “maior impacto” do que temas estruturalmente desafiadores para a formação dos preços de mercado. No cenário interno, alguns preços, como o da energia, continuam a pressionar a inflação, apesar da desaceleração da economia.

    Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve ser mantida em 15% ao ano até o fim de 2025 ou início de 2026. A divergência agora está no momento do próximo ano em que os juros começarão a cair.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
     

    Inflação

    O comportamento da inflação continua uma incógnita. Prévia do indicador oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) ficou em apenas 0,18% em outubro e acumula 4,94% em 12 meses. O preço médio dos alimentos recuou pelo quinto mês consecutivo. O IPCA referente aos 31 dias de outubro só será divulgado no próximo dia 11.

    Segundo o último boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras feita pelo BC, a estimativa de inflação para 2025 caiu para 4,55%, contra 4,8% há quatro semanas. Isso representa inflação levemente acima do teto da meta contínua estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3%, podendo chegar a 4,5% por causa do intervalo de tolerância de 1,5 ponto.

    Taxa Selic

    A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

    Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, pretende conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

    Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

    O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

    Meta contínua

    Pelo novo sistema de meta contínua, em vigor desde janeiro deste ano, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5%, e o superior é 4,5%.

    Nesse modelo de aferição, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em novembro de 2025, a inflação desde dezembro de 2024 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância. Em dezembro, o procedimento se repete, com apuração a partir de janeiro de 2025. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano.

    No último Relatório de Política Monetária, divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2025 em 4,8%, mas a estimativa pode ser revista, dependendo do comportamento do dólar e da inflação. A próxima edição do documento, que substituiu o Relatório de Inflação, será divulgada no fim de dezembro.



    Source link

    ano Copom decide mantém nesta quarta Selic taxa
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorJustiça homologa recuperação judicial da SuperVia
    Próximo artigo Bolsa tem décima alta seguida e volta a bater recorde
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres

    12/11/2025 Destaque Por REDAÇÃO

    Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café

    12/11/2025 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Destaque 0

    Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres

    Por REDAÇÃO12/11/2025

    O técnico italiano Carlo Ancelotti comandou, nesta terça-feira (11), o primeiro treino com todos os…

    Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

    12/11/2025

    CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta

    12/11/2025

    Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

    12/11/2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café

    12/11/2025

    Gleisi divulga apoio a presidenta do México, alvo de assédio

    05/11/2025

    Especialistas consideram inadequada nota de apoio dos EUA ao Rio

    05/11/2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.