Guiada pela defesa da Causa Animal, a voluntária Natália Borges idealiza projeto social para ajudar animais abandonados.
Natália transmite um exemplo inspirador de como o amor pelos animais pode transformar vidas – não só de quem é ajudado, mas também de quem ajuda. Há alguns anos, Natália descobriu uma nova missão com a chegada das suas pets Amora, Love e Flor.
O amor e o vínculo que construiu com elas mudaram profundamente sua forma de ver o mundo e até mesmo o rumo da sua carreira. Enfermeira de formação, cuidadora por vocação, Natália começou a atuar como influenciadora digital do mundo pet, transformando o seu perfil no Instagram, @luludapomerania.amora em ferramenta para dar voz a animais que precisam de ajuda.
Diante da triste realidade em que muitos animais doentes são abandonados, Natália decidiu compartilhar com seus seguidores os desafios enfrentados por ela após o diagnóstico de alopecia de Love, uma de suas cachorrinhas.
A condição causa perda de pelos e afeta sua saúde, mas, para ela, isso só fortaleceu seu compromisso de conscientizar outras famílias sobre a responsabilidade e compromisso com os animais. Com uma abordagem afetuosa e genuína, ela transformou o cotidiano com Love em uma mensagem inspiradora, mostrando que o cuidado, o amor e a dedicação são instrumentos poderosos para enfrentar os desafios.
“Por meio dessas ações idealizei o projeto Social: Espalhe Amor, onde organizamos campanhas para arrecadar recursos que ajudam animais de diversas regiões do Brasil. Em 2024, alcançamos a meta de arrecadação de recursos para doação de meia tonelada de ração para pets em situação de vulnerabilidade. Além disso, divulgamos campanhas de adoção responsável e promovemos a conscientização sobre cuidados essenciais com os animais”, pontuou Natália.
Essa transformação pessoal e profissional de Natália representa o poder da influência digital quando usada para causas nobres e o impacto positivo que a dedicação à proteção animal pode ter na sociedade. Estima-se que mais de 30 milhões de animais estejam vivendo abandonados nas ruas de todo o país (os dados foram revelados pela OMS em 2022). Desse total, 10 milhões são gatos e 20 milhões cachorros.
Desde 1998, o abandono é considerado crime no Brasil, com a Lei Federal 9.605/98, e em 2020, a Lei Federal 14.064/20 aumentou as penalidades para casos de maus-tratos, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, especialmente em situações envolvendo cães e gatos. Os traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet e, muitas das vezes, é necessário pedir ajuda de um médico veterinário para conseguir reverter o quadro. Que Dezembro traga a conscientização e floresça o despertar do amor e do respeito aos animais por todos os meses do ano.