Um tumulto envolvendo torcedores terminou com 105 pessoas conduzidas à delegacia no último sábado (25), no bairro de Periperi, subúrbio de Salvador. Entre os detidos, 15 eram menores de idade.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos foram liberados após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por promover tumulto e incitar a violência em um raio de cinco mil metros ao redor de um evento esportivo. Um inquérito foi instaurado para investigar os crimes de dano qualificado ao patrimônio e corrupção de menores.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte da confusão, com cenas de vandalismo, incluindo torcedores em cima de um ônibus do transporte público. Durante a abordagem, a polícia apreendeu soqueiras, canivetes, drogas e sprays de pichação.
Ataques em Brotas
Em outro incidente, no bairro do Engenho Velho de Brotas, integrantes da torcida organizada Torcida Uniformizada os Imbatíveis (TUI) atacaram torcedoras do Bahia que estavam em um bar. Cadeiras, mesas e cones foram arremessados durante a confusão. Não houve registro de feridos.
Denúncia de agressão policial
Ainda no sábado, torcedores do Vitória relataram agressões por parte da Polícia Militar nos arredores da Arena Fonte Nova, onde ocorreu a partida contra o Colo Colo. Imagens de celular mostram policiais utilizando cassetetes para dispersar a multidão.
Em nota, a PM afirmou que precisou usar a força para conter torcedores que obstruíram vias, desobedeceram orientações e prejudicaram a passagem de ambulâncias.