Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Veja quais praias de Salvador devem ser evitadas neste fim de semana

    08/08/2026

    Bahia terá retorno de quatro jogadores contra o Vasco; volante deve ficar fora

    08/08/2026

    STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal

    08/08/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Veja quais praias de Salvador devem ser evitadas neste fim de semana
    • Bahia terá retorno de quatro jogadores contra o Vasco; volante deve ficar fora
    • STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
    • STM determina perda de patente de militar acusado de transmitir HIV
    • Desmatamento na Amazônia cai 36,87% no último ano
    • Familiares celebram legado de primeira medalha paralímpica do Brasil
    • AGU se reúne com Discord e cobra proteção de crianças na plataforma
    • Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Bahia»Comenda da Ordem 2 de Julho reconhece personalidades e instituições que fortalecem a liberdade, a democracia e a soberania nacional
    Bahia

    Comenda da Ordem 2 de Julho reconhece personalidades e instituições que fortalecem a liberdade, a democracia e a soberania nacional

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO01/07/20264 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Foto20JoC3A120SouzaGOVBA2028729
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O Governo da Bahia homenageou, nesta terça-feira (30), personalidades e instituições que contribuíram para o fortalecimento das liberdades públicas, da democracia e da soberania nacional, durante a cerimônia de entrega da Comenda Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, realizada na Estação Calçada, em Salvador. A honraria, uma das mais importantes concedidas pelo Estado, integra as celebrações da Independência da Bahia e reconhece trajetórias que ajudam a preservar a memória histórica e os valores que marcaram a consolidação da Independência do Brasil em território baiano.

    Durante a sessão solene, o governador Jerônimo Rodrigues entregou as medalhas nos graus de Comendador e Cavaleiro a personalidades e organizações com atuação de destaque nas áreas da educação, cultura, ciência, justiça, movimentos sociais, religião, setor produtivo e defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais. “Antes do dia 2, homenageamos pessoas e instituições que contribuíram e continuam contribuindo para fortalecer essa história de coragem e de luta pela liberdade do povo brasileiro”, afirmou o governador.

    Reconhecimento
    Instituída pela Lei nº 11.902, de 2010, a Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia simboliza o reconhecimento do Estado a pessoas e instituições que contribuem para a consolidação da Independência do Brasil na Bahia. A honraria reforça a importância do 2 de Julho como marco da identidade, da cidadania e da democracia brasileiras.

    Entre os homenageados, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, destacou o significado do reconhecimento. “É uma honra muito grande estar aqui. É o resultado de um trabalho muito forte, com muita honestidade e muita dedicação à nossa Bahia e aos municípios baianos. Ao receber a notícia, me emocionei muito, porque acredito que vale a pena ser correto, vale a pena ser honesto e vale a pena trabalhar e se realizar realizando sonhos de outras pessoas”, afirmou.

    Com mais de cinco décadas de atuação na imprensa baiana, o jornalista Levi Vasconcelos ressaltou a emoção de receber a comenda e destacou o reconhecimento à profissão. “Para mim, foi uma honraria muito grande, porque é um dos maiores títulos do Estado. E, na minha opinião, esse reconhecimento vem pelo jornalismo. Fui jornalista a vida toda e todos os dias peço a Deus que me permita morrer jornalista”, disse.

    Também homenageado, o escritor baiano Itamar Vieira Junior afirmou que a cerimônia reforça o compromisso permanente com os ideais de liberdade e democracia. “Quando celebramos a liberdade, quando celebramos a Independência da Bahia, estamos celebrando, sobretudo, um sonho que foi semeado naquele momento: o sonho de sermos livres. E esta noite serve, sobretudo, para nos lembrar disso: que liberdade e democracia são um projeto, um sonho que não deve ter fim”, declarou.

    O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, destacou que a homenagem reconhece trajetórias comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa. “Venho reverenciar a luta de cada uma e de cada um dos homenageados, que, de diferentes maneiras, contribuem para vivermos num mundo mais justo, mais democrático e mais livre e que, portanto, se comprometem com o que há de mais valioso na vida humana, que é lutar por liberdade”, concluiu.

    Homenageados
    Receberam a Ordem 2 de Julho no grau de Comendador a antropóloga Cecília Maria Bacellar Sardenberg, a Igreja Presbiteriana da Bahia, o escritor Itamar Rangel Vieira Junior, o cacique Zé Fragoso, a atriz Rejane Andrade Maya, a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros, a ex-presidenta da República Dilma Vana Rousseff e o ator Othon Bastos.

    No grau de Cavaleiro foram homenageados o presidente da Fieb, Carlos Henrique de Oliveira Passos; a educadora Celi Nelza Zulke Taffarel; Dilson Barbosa Campos; o jornalista Dilton Coutinho Fonseca; Gabriel Kraychete; o padre Lázaro Silva Muniz; o jornalista Levi Reis Vasconcelos; o médico e pesquisador Manoel Barral Netto; a ialorixá Nilza Nascimento Ferreira (Nilza D’Oxum); o professor Osvaldo Barreto Filho; Wilson Paes Cardoso; e o apóstolo Ivan Milton Pitzer de Souza.

    Repórter : Vagner Ferreira/GOVBA
     



    Fonte: SECOM-BA

    Comenda democracia fortalecem instituições julho liberdade Nacional Ordem personalidades reconhece Secom soberania
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorFila do INSS cai ao menor nível em 21 meses, com 1,8 milhão de pedidos
    Próximo artigo Conselho Estadual de Comunicação renova composição para ampliar diálogo e fortalecer políticas públicas
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Bahia terá retorno de quatro jogadores contra o Vasco; volante deve ficar fora

    08/08/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal

    08/08/2026 Justiça Por REDAÇÃO

    STM determina perda de patente de militar acusado de transmitir HIV

    08/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Desmatamento na Amazônia cai 36,87% no último ano

    08/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Familiares celebram legado de primeira medalha paralímpica do Brasil

    08/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    AGU se reúne com Discord e cobra proteção de crianças na plataforma

    08/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Veja quais praias de Salvador devem ser evitadas neste fim de semana

    08/08/2026

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023
    Não perca
    Salvador

    Veja quais praias de Salvador devem ser evitadas neste fim de semana

    Por ROSY SILVA08/08/2026

    Quem pretende aproveitar o litoral de Salvador neste fim de semana deve ficar atento às…

    Bahia terá retorno de quatro jogadores contra o Vasco; volante deve ficar fora

    08/08/2026

    STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal

    08/08/2026

    STM determina perda de patente de militar acusado de transmitir HIV

    08/08/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Veja quais praias de Salvador devem ser evitadas neste fim de semana

    08/08/2026

    Bahia terá retorno de quatro jogadores contra o Vasco; volante deve ficar fora

    08/08/2026

    STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal

    08/08/2026
    1 2 3 … 2.548 Próximo
    Nossas escolhas

    Brasil rebaixa relação com Argentina após novos insultos de Milei

    05/08/2026

    Ajuda internacional sofre corte de 23,1% em 2025, o maior da história

    03/08/2026

    Brasil aciona OMC contra tarifas impostas pelos Estados Unidos

    28/07/2026
    1 2 3 … 61 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.