Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Flipelô reúne 330 mil pessoas e bate recorde de público

    11/08/2026

    Mais dois feminicídios em São Paulo vem a público

    11/08/2026

    Consulta pública sobre educação a distância vai até sexta-feira

    11/08/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Flipelô reúne 330 mil pessoas e bate recorde de público
    • Mais dois feminicídios em São Paulo vem a público
    • Consulta pública sobre educação a distância vai até sexta-feira
    • EUA respondem ao Brasil na OMC e aceitam reunião para consultas
    • Banco Central estuda interligar Pix com sistemas de outros países
    • Bahia inicia treinamentos para enfrentar a Chapecoense; saiba como foi o dia
    • Inscrições em curso para mediadores culturais do MAR terminam quarta
    • CBF e clubes aprovam novas regras para competições nacionais
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica
    Últimas notícias

    Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO26/06/20264 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    69ead99e 296d 40b2 9c2f afe24999e903
    Foto: Divulgação
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp

    O projeto da Ponte Salvador–Itaparica se aproxima de uma nova etapa e iniciará as obras em terra (etapa onshore) nos próximos dias, no município de Vera Cruz. Entre os avanços recentes para implantação do empreendimento, está a emissão da Licença de Instalação (LI) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema).

    Também foram publicadas pelo Inema a Autorização de Supressão de Vegetação Nativa (ASV), a Autorização de Manejo de Fauna e a Medida Compensatória referente à Autorização de Servidão Ambiental. Os atos integram o conjunto de exigências legais para a realização das obras e estabelecem condicionantes, programas e medidas de controle ambiental que deverão ser cumpridos durante a implantação do projeto.

    O projeto também já possui autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para intervenções em área da união, bem como autorização da Marinha do Brasil para construção da Plataforma Linear Provisória (PLP) e alvarás da prefeitura de Vera Cruz necessários para início das intervenções.

    “Estamos avançando de forma transparente e responsável, cumprindo cada etapa técnica e operacional necessária para o início das obras. A Ponte Salvador–Itaparica representa um novo ciclo de desenvolvimento para a Bahia, com impactos positivos na mobilidade, na economia e no desenvolvimento de diversas regiões do estado”, destaca o secretário Mateus Dias, da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica (SVPonte).

    O projeto conta com três canteiros principais. Em Vera Cruz e São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, os canteiros já se encontram em intensa movimentação, tendo recebido centenas de toneladas de materiais, estruturas e equipamentos importados da China e adquiridos junto a empresas brasileiras. Os espaços terão, respectivamente, as funções de gestão direta das atividades de campo na ilha e principal hub industrial e logístico da obra. Já o terceiro canteiro será localizado em Salvador, na Avenida Jequitaia, centralizando o suporte administrativo e a produção de materiais primários (concreto e armações de aço).

    Plataforma Linear Provisória (PLP)
    Já aplicada em grandes projetos internacionais, a plataforma provisória é uma estrutura essencial para garantir maior eficiência na execução da obra. Entre as vantagens, está a redução de quase 70% no número de embarcações de apoio, contribuindo para maior organização do tráfego marítimo na Baía de Todos-os-Santos durante as obras.
    Apenas durante a fase inicial de montagem da plataforma, que será utilizada para a locomoção de trabalhadores e máquinas, devem ser gerados cerca de 200 empregos diretos, entre montadores, soldadores e engenheiros, além de contratações indiretas ligadas aos setores de logística, transporte e suprimentos. Quando considerado todo o período de construção do empreendimento, está prevista a criação de 7.000 vagas de emprego diretas e indiretas.

    Novo sistema rodoviário

    Com 12,4 km sobre lâmina d’água, a Ponte Salvador–Itaparica será a maior da América Latina e integrará o novo Sistema Viário Oeste, maior obra de infraestrutura da história da Bahia, com novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Do lado da capital, serão 4,4 km de estruturas ligando a região da Calçada e Água de Meninos, com viadutos e túneis paralelos aos da Via Expressa. Já na Ilha de Itaparica, haverá implantação de uma via expressa de 22 km e a duplicação de um trecho de 8 km da BA-001, da localidade de Tairu até a Ponte do Funil.

    Mais do que uma ligação entre duas cidades, o novo sistema rodoviário vai permitir a integração entre regiões, dinamizando economias locais e promovendo uma nova dinâmica de desenvolvimento econômico no estado. A expectativa é de que o projeto impacte positivamente a vida de mais de 70% da população baiana em 250 municípios, promovendo o escoamento da produção agrícola, incentivando o turismo regional e atraindo investimentos privados.

    #Ponte Salvador-Itaparica ponte
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorDois brasileiros morrem em terremotos na Venezuela, diz Itamaraty
    Próximo artigo Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Flipelô reúne 330 mil pessoas e bate recorde de público

    11/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Mais dois feminicídios em São Paulo vem a público

    11/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Consulta pública sobre educação a distância vai até sexta-feira

    11/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    EUA respondem ao Brasil na OMC e aceitam reunião para consultas

    11/08/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Banco Central estuda interligar Pix com sistemas de outros países

    11/08/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Bahia inicia treinamentos para enfrentar a Chapecoense; saiba como foi o dia

    11/08/2026 Bahia Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Últimas notícias

    Flipelô reúne 330 mil pessoas e bate recorde de público

    Por REDAÇÃO11/08/2026

    No ano em que celebrou sua décima edição, a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô)…

    Mais dois feminicídios em São Paulo vem a público

    11/08/2026

    Consulta pública sobre educação a distância vai até sexta-feira

    11/08/2026

    EUA respondem ao Brasil na OMC e aceitam reunião para consultas

    11/08/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Flipelô reúne 330 mil pessoas e bate recorde de público

    11/08/2026

    Mais dois feminicídios em São Paulo vem a público

    11/08/2026

    Consulta pública sobre educação a distância vai até sexta-feira

    11/08/2026
    1 2 3 … 2.560 Próximo
    Nossas escolhas

    Banco Central estuda interligar Pix com sistemas de outros países

    11/08/2026

    Brasil rebaixa relação com Argentina após novos insultos de Milei

    05/08/2026

    Ajuda internacional sofre corte de 23,1% em 2025, o maior da história

    03/08/2026
    1 2 3 … 62 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.