Início Coronavírus

Candidata Olívia Santana propõe “abrir essa caixa laranja” do transporte público de Salvador

Foto: Divulgação

A rodada de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Salvador começou nesta segunda-feira (5), no Programa Acorda Pra Vida da Rádio Excelsior, às 7h20. A primeira entrevistada foi a Deputada Estadual Olívia Santana (PC d0 B), as perguntas tiveram temas livres.

Durante a entrevista, a candidata a prefeitura de Salvador fez crítica à Bolsonaro dizendo que a imagem do Brasil está muito impactada negativamente com as atitudes irresponsáveis do presidente da república, mencionando o fato de o presidente ter tratado o covid-19 como gripezinha e diz “sou a oposição a esse presidente Bolsonaro, eu acho que o Brasil está enfrentando um dos piores momentos da sua vida política, eu acho esse governo um grande atraso para o país”.

Após ser questionada sobre como conseguirá recursos para investir nos projetos, a deputada disse que a retomada econômica é a prioridade dela, aplicando assim o programa municipal de microcrédito. A deputada ainda afirma que é necessário avaliar toda a situação financeira da prefeitura, buscar apoio do governo federal e bancada parlamentar para conseguir investimento para a realização dos projetos. Entre os projetos, Olívia diz que pretende criar o maior programa de educação de jovens e adultos da cidade, juntamente com formação para o mercado de trabalho em parceria com instituições. “Enquanto a gente não olhar o nosso povo como solução, as nossas instituições como centros de inteligência, que podem sim atuar em parceria com o poder público, a gente vai olhar e medir apenas as dificuldades, e não vai ver que é possível apostar sim nestas forças vivas e criativas da cidade para encontrar as saídas no plano do desenvolvimento socioeconômico”, diz Olívia Santana.

O radialista Almir Santana menciona as críticas da população sobre o transporte coletivo na cidade e o que a candidata à prefeitura pretende fazer para melhorar essa situação, em resposta Olívia fala que essa ideia do Brasil de que o transporte público é de pobre e que não merece melhorias precisa mudar e que pretende chamar as empresas, fazer um estudo das planilhas e abrir essa caixa laranja, que precisa ser aberta, “a gente tem que saber o que é que acontece com esses investimentos no transporte público”, diz candidata. Sempre foi uma promessa e desejo de muitos políticos tornar obrigatória a publicação dos relatórios gerenciais dos custos do serviço público de transporte coletivo de passageiros em Salvador, tema que tem sido alvo de críticas das concessionárias do sistema Integra que alegam prejuízos após a implantação do novo modelo, depois da licitação. 

Entrevista completa:

Maria Olívia Santana (Salvador25 de março de 1967) é uma política, Pedagoga, militante do movimento de mulheres negras e fundadora da União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO). Filiada ao PCdoB, foi eleita a primeira mulher negra deputada estadual na Bahia, com 57.755 mil votos. Olívia foi vereadora de salvador, Secretária municipal de Educação, além de Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM), e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

Compartilhe agora: