Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres

    12/11/2025

    Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

    12/11/2025

    CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta

    12/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres
    • Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar
    • CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta
    • Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política
    • Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
    • Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café
    • Chefes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais
    • Vítimas de afundamento de solo criticam acordo entre Braskem e Alagoas
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Comunicação»Caminhos da Reportagem mostra crescimento de evangélicos no país ji
    Comunicação

    Caminhos da Reportagem mostra crescimento de evangélicos no país ji

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO30/06/2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    1751305357 img 8618
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Dados do Censo de 2022 sobre religião mostram aumento significativo do número de fiéis evangélicos no Brasil, nas últimas décadas. Para conhecer melhor quem são esses brasileiros, o programa Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar nesta segunda-feira (30), às 23h, visitou diferentes igrejas espalhadas pelo país.ebcebc

    De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada quatro brasileiros, um é evangélico. O Censo revelou avanço no percentual de adeptos dessa religião em comparação com os números de 2010, passando de pouco mais de 20% para quase 27%.

    A primeira parada da jornalista Luciana Barreto foi na Casa da Benção, localizada em Mesquita, região metropolitana do Rio de Janeiro. De origem pentecostal, a Igreja foi fundada em 1964 e hoje conta com mais de 2 mil unidades espalhadas pelo Brasil e outras partes do mundo.

    André Ferreira é empresário e pastor na Casa da Benção. Nascido em família católica, a mudança de religião da família começou pela mãe: “A minha mãe era desenganada pela medicina porque sofria do coração. Foi aí que ela resolveu procurar ajuda numa igreja evangélica. Foi quando conheceu a Casa da Benção”. José Luiz Ferreira, pai de André, encontrou na Igreja um caminho para os problemas de alcoolismo: “Deus transformou a nossa vida, então, eu pelo menos me sinto realizado com a minha família, tanto na presença de Deus”.

    >> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook 

    O teólogo e diretor do Instituto de Estudos de Religião (Iser), Ronilso Pacheco, ressalta que “a sociedade brasileira tem uma marca de religiosidade muito forte, sobretudo nas classes populares, que vai lendo as dificuldades da vida a partir de lentes muito espiritualizadas e religiosas”.

    Em Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a equipe de reportagem da TV Brasil visitou o Quilombo de Baía Formosa, um território formado originalmente pela antiga Fazenda de Santo Inácio dos Campos Novos, onde, atualmente, vivem cerca de 130 famílias.
    Na década de 1970, parte do quilombo foi desterritorializado, dando origem a um processo de luta e resistência. Em 2022, a comunidade recebeu uma doação das terras, feita por fazendeiros da família Cunha Bueno, em um ato de reparação histórica.

    O Quilombo de Baía Formosa é um dos inúmeros locais no Brasil que mantêm expressões culturais praticadas por seus antepassados, ainda que, assim como muitos outros, não se apoie nos mesmos referenciais das religiões de matriz africana. Para Elizabeth Fernandes Teixeira, quilombola e presidente da Associação Cultural do Quilombo de Baía Formosa, o fato de ser evangélica não interfere: “A gente já nasce sendo indígena ou quilombola, né? E a nossa religião a gente escolhe. Nós escolhemos ser evangélicos, mas em momento nenhum deixamos que interferisse [em nossa cultura]. Pelo contrário, só somou”.

    Enquanto prepara a feijoada para a equipe de gravação, o quilombola Renan fala da ausência de preconceito entre a comunidade e os que lá visitam “A maioria acha que quando a pessoa diz quilombo, é uma coisa ligado a candomblé, mas não tem nada a ver. Aqui é um lugar que onde vêm pessoas da Igreja, de vários tipos de religiões”.

    A fala de Renan é somente um exemplo de como essas pessoas buscam conviver em harmonia. No programa, Luciana Barreto reflete sobre as relações entre as pessoas da comunidade: “Há uma tentativa de respeito, de manutenção da tradição, de manutenção da ancestralidade, de manutenção das raízes, ao mesmo tempo que há uma convivência interessante com a doutrina evangélica”.

    Em Piraí, no Vale do Paraíba Fluminense, a equipe visitou dois assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST): o Rosali Nunes, onde vivem 39 famílias; e o Terra da Paz, com 34 famílias. Embora não existam pesquisas que comprovem o aumento de adeptos da religião entre os integrantes do MST, Ronilso explica que “é notório o crescimento da presença evangélica em assentamentos. O MST muda um pouco da sua pedagogia, da sua estrutura, pensando na presença desse público evangélico”.

    O agricultor Antenor Gil de Souza, morador do Assentamento Terra da Paz, conta como a fé o ajudou na luta pela terra,

     “Em todos os acampamentos por onde passei, se não tivesse congregação, eu abria. Porque na congregação você vai falar de amor, vai falar de consideração, respeito, estima. Então, estamos lutando aqui, lutando pela terra, Sem Deus, acho que não conseguiríamos absolutamente nada. Disso tenho plena convicção. Sou fiel nisso. Tenho certeza que não chegaremos a lugar nenhum”.

    Sirlei Maria Lopes Gil de Souza, também agricultora e esposa de Antenor, faz questão de falar que o MST não se envolve em religião: “temos diversidade de religiões dentro do movimento. Não existe preconceito em absolutamente nenhum tipo de situação”.

    A fala de Sirlei ilustra o que a jornalista Luciana Barreto vivenciou durante as gravações. 

    “É muito interessante perceber o quanto questões ideológicas não interferem nos assentamentos. Muito interessante ver a proximidade dessas ideologias, a do cristianismo e a da luta por justiça social”.

    Sobre o programa

    Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador a uma viagem pelo país e o mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

    No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada tema

    Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros assuntos são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela tela da emissora pública.

    Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico.

    Exibido às segundas, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para terça, às 4h30. A produção disponibiliza as edições especiais em seu site  e no youtube da emissora pública. As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS.



    Fonte: EBC

    Caminhos Reportagem
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorBar da Roça: Feijoada com tradição e sabor sob o comando de Ivanilton Mendonça
    Próximo artigo Bayern vence Flamengo por 4 a 2 e marca encontro com o PSG
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres

    12/11/2025 Destaque Por REDAÇÃO

    Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença

    12/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café

    12/11/2025 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Destaque 0

    Com equipe completa, Ancelotti comanda atividade em Londres

    Por REDAÇÃO12/11/2025

    O técnico italiano Carlo Ancelotti comandou, nesta terça-feira (11), o primeiro treino com todos os…

    Nova legislação garante repasses para alimentação e transporte escolar

    12/11/2025

    CNU 2025: Resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta

    12/11/2025

    Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

    12/11/2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café

    12/11/2025

    Gleisi divulga apoio a presidenta do México, alvo de assédio

    05/11/2025

    Especialistas consideram inadequada nota de apoio dos EUA ao Rio

    05/11/2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.