Início Destaques Bolsonaro diz que tem compromisso com meio ambiente e acusa lideres mundiais...

Bolsonaro diz que tem compromisso com meio ambiente e acusa lideres mundiais de ataque a soberania do Brasil

Imagem reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta terça-feira (24) durante discurso de abertura na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), que tem “compromisso solene” com a preservação meio ambiente e acusou líderes estrangeiros de ataque à soberania do Brasil.

Tradicionalmente, desde 1949, cabe ao representante do Brasil abrir o debate geral da assembleia das Nações Unidas. Foi o primeiro pronunciamento de Bolsonaro como chefe de Estado no encontro.

“É UMA FALÁCIA DIZER QUE A AMAZÔNIA É UM PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE E UM EQUÍVOCO, COMO ATESTAM OS CIENTISTAS, AFIRMAR QUE A AMAZÔNIA, A NOSSA FLORESTA, É O PULMÃO DO MUNDO. VALENDO-SE DESSAS FALÁCIAS UM OU OUTRO PAÍS, EM VEZ DE AJUDAR, EMBARCOU NAS MENTIRAS DA MÍDIA E SE PORTOU DE FORMA DESRESPEITOSA E COM ESPÍRITO COLONIALISTA. QUESTIONARAM AQUILO QUE NOS É MAIS SAGRADO, A NOSSA SOBERANIA”, DISSE BOLSONARO.

Bolsonaro afirmou, ainda, que tem “compromisso solene” com a proteção da Amazônia. Disse que a Amazônia é maior do que toda a Europa ocidente e “permanece praticamente intocada”, o que seria prova, segundo o presidente, de que o Brasil é “um dos países que mais protegem o meio ambiente”.

“Em primeiro lugar, meu governo tem o compromisso solene com a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável em benefício do Brasil”, declarou o presidente.

O discurso do presidente tem o contexto da crise provocada, em agosto, pela alta das queimadas na floresta amazônica.

Bolsonaro trocou farpas com o presidente da França, Emmanuel Macron, que deixou em aberto a discussão sobre um possível status internacional na Amazônia.

O presidente trabalhou ao longo da última semana passada no discurso desta terça, com auxílio dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Com a fala desta terça, Bolsonaro é o oitavo presidente brasileiro a abrir os debates. O primeiro chefe de Estado do país a discursar no encontro foi João Figueiredo, em 1982. Desde então, apenas Itamar Franco não se pronunciou ao menos uma vez na assembleia geral.

Compartilhe agora: