Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Quatro jiboias são resgatadas dentro do Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador (VÍDEO)

    09/09/2026

    Prefeitura de Salvador divulga lista de professores que vão receber precatórios do Fundef

    09/09/2026

    Uber lança vídeo ao vivo para monitorar viagens de adolescentes

    09/09/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Quatro jiboias são resgatadas dentro do Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador (VÍDEO)
    • Prefeitura de Salvador divulga lista de professores que vão receber precatórios do Fundef
    • Uber lança vídeo ao vivo para monitorar viagens de adolescentes
    • Criança autista de 8 anos morre atropelada na Estrada do Coco
    • PODE ALMIR? Confira as últimas notícias do dia
    • Em meio a crise, Fachin cancela sessão plenária desta quarta-feira
    • Novo computador quântico educacional passa a ser usado no Senai
    • Sesc celebra 80 anos com programação gratuita em várias cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Destaque»BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU
    Destaque

    BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO13/01/20264 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    banco central mcajr abr 0104222280 0
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O Banco Central (BC) concordou com a realização de uma inspeção do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o processo de liquidação extrajudicial do Banco Master, disse nesta segunda-feira (12) o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo. O ministro esteve reunido nesta tarde com o presidente do BC, Gabriel Galípolo e disse que a autoridade monetária garantiu acesso aos documentos que fundamentaram a decisão.ebcebc

    Segundo Vital do Rêgo, o encontro teve como principal objetivo esclarecer dúvidas sobre a competência do TCU para atuar no caso e alinhar procedimentos entre as duas instituições. De acordo com o ministro, ficou definido que a inspeção já está em curso e que os documentos do Banco Central utilizados no processo de liquidação estarão disponíveis para análise da Corte de Contas.

    “Hoje saio do Banco Central profundamente feliz com o resultado da reunião. Fizemos uma reunião com objetivos claros, de dizimar qualquer tipo de dúvida sobre a nossa competência”, afirmou o presidente do TCU em entrevista coletiva após a reunião.

    Segundo Vital do Rêgo, o Banco Central manifestou interesse em obter o “selo de qualidade” do TCU e a segurança jurídica decorrente da fiscalização. “Esse processo não é apenas administrativo, é também administrativo e criminal”, completou. O BC ainda não se manifestou sobre o encontro.

    Realizada na sede do BC, a reunião ocorreu após forte repercussão da decisão do ministro Jhonatan de Jesus, relator do processo no TCU, que havia autorizado, de forma monocrática, uma inspeção técnica no Banco Central para apurar a atuação da autoridade monetária na liquidação do Banco Master. Após recurso apresentado pelo BC, Jhonatan suspendeu a medida, e o caso foi encaminhado ao plenário do Tribunal.

    No recurso, o Banco Central argumentou que uma inspeção dessa natureza não poderia ser autorizada individualmente pelo relator e que a decisão deveria passar pelo colegiado do TCU. A autoridade monetária também sustentou que a iniciativa poderia ultrapassar os limites do controle externo ao incidir sobre decisões técnicas de supervisão bancária.

    Medida cautelar

    Com o entendimento firmado na reunião desta segunda-feira, Vital do Rêgo afirmou que está afastada a possibilidade de adoção de uma medida cautelar contra o Banco Central. “O Banco Central entendeu que o TCU é um colaborador”, disse. Segundo o ministro, o tribunal não pretende interferir na decisão de liquidação, mas analisar os documentos para verificar a regularidade do processo e conferir maior segurança jurídica.

    “O ato de liquidação é um ato administrativo e regulatório. É um modelo técnico que o TCU está acostumado a analisar”, afirmou o ministro. Ele reforçou que não cabe à Corte desfazer a liquidação do Banco Master e que eventual questionamento sobre a decisão, nesse sentido, só poderia ocorrer no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Calendário

    Vital do Rêgo informou ainda que será definido, nos próximos dias, um calendário de trabalho entre as áreas técnicas do TCU e do Banco Central. A expectativa é de que a inspeção seja concluída em menos de um mês. “O compromisso da Corte é terminar esse processo o mais breve possível”, declarou.

    Além de Vital do Rêgo e Gabriel Galípolo, participaram da reunião o ministro Jhonatan de Jesus e diretores do Banco Central responsáveis pelas áreas de Fiscalização, Regulação, Cidadania e Supervisão de Conduta, além da Secretaria-Executiva da instituição.

    Embargos

    O caso chegou ao TCU a partir de uma representação do Ministério Público junto à Corte de Contas, que solicitou esclarecimentos sobre os critérios adotados pelo Banco Central para decretar a liquidação do Banco Master e se alternativas menos drásticas foram consideradas.

    Em respostas anteriores, o BC informou que o conglomerado liderado pelo banqueiro Daniel Vorcaro enfrentava uma crise aguda de liquidez, sem recursos suficientes para honrar compromissos com correntistas e investidores, o que teria tornado a liquidação inevitável.

    Agora, caberá ao plenário do TCU julgar os embargos apresentados pelo Banco Central na sessão prevista para a próxima quarta-feira (21), quando também deverá ser definido o alcance formal da inspeção e da fiscalização sobre a atuação da autoridade monetária no caso.



    Fonte: EBC

    banco concorda diz Inspeção master PRESIDENTE sobre TCU
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorBia Haddad cai na estreia e dupla de Stefani avança no WTA de Adelaide
    Próximo artigo Solidariedade: mais de 56,4 milhões de notas fiscais foram compartilhadas com entidades filantrópicas em 2025
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Quatro jiboias são resgatadas dentro do Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador (VÍDEO)

    09/09/2026 Meio Ambiente Por ROSY SILVA

    Prefeitura de Salvador divulga lista de professores que vão receber precatórios do Fundef

    09/09/2026 Educação Por ROSY SILVA

    PODE ALMIR? Confira as últimas notícias do dia

    09/09/2026 Destaque Por admin

    Em meio a crise, Fachin cancela sessão plenária desta quarta-feira

    09/09/2026 Justiça Por REDAÇÃO

    Novo computador quântico educacional passa a ser usado no Senai

    09/09/2026 Tecnologia Por REDAÇÃO

    Sesc celebra 80 anos com programação gratuita em várias cidades

    09/09/2026 Economia Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Quatro jiboias são resgatadas dentro do Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador (VÍDEO)

    09/09/2026

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023
    Não perca
    Meio Ambiente

    Quatro jiboias são resgatadas dentro do Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador (VÍDEO)

    Por ROSY SILVA09/09/2026

    Quatro jiboias foram resgatadas nesta quarta-feira (9) nas proximidades do Complexo Penal da Mata Escura,…

    Prefeitura de Salvador divulga lista de professores que vão receber precatórios do Fundef

    09/09/2026

    Uber lança vídeo ao vivo para monitorar viagens de adolescentes

    09/09/2026

    Criança autista de 8 anos morre atropelada na Estrada do Coco

    09/09/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Quatro jiboias são resgatadas dentro do Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador (VÍDEO)

    09/09/2026

    Prefeitura de Salvador divulga lista de professores que vão receber precatórios do Fundef

    09/09/2026

    Uber lança vídeo ao vivo para monitorar viagens de adolescentes

    09/09/2026
    1 2 3 … 2.707 Próximo
    Nossas escolhas

    Avanço dos EUA sobre recursos estratégicos pauta o Brasil no Mundo

    03/09/2026

    Ministros do Brasil e EUA vão retomar negociação comercial

    22/08/2026

    Durigan defende que Brasil deve ampliar comércio exterior

    18/08/2026
    1 2 3 … 63 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.