Início Bahia

Bahia recebe 72 mil doses da nova vacina contra Covid-19

Imunizante da Moderna será distribuído aos municípios a partir de segunda-feira (3)

A Bahia receberá, na segunda-feira (3), 72 mil doses da vacina mais recente contra a Covid-19, a XBB, produzida pela Moderna. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o novo imunizante combate eficazmente a variante XBB.1.5, responsável pelo maior número de casos e internações no Brasil e no exterior.

A distribuição começará na segunda-feira e todos os municípios receberão ao menos 20 doses do imunizante. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação dos 417 municípios baianos e do Governo do Estado, decidiu o quantitativo e a distribuição das doses durante uma reunião extraordinária na sexta-feira (31).

Distribuída pelo Ministério da Saúde, a vacina XBB requer condições especiais de armazenamento, com temperatura entre -15°C e -50°C, e possui validade de 30 dias fora do ambiente controlado. Para garantir o armazenamento e a distribuição rápida, o Governo da Bahia organizou uma operação logística com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), adquiriu 44 ultrafreezers e contou com o apoio do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, enfatizou a importância da vacinação. “Reforço o pedido para que todos se vacinem, é essencial para que sigamos avançando no combate à Covid-19, ainda mais com a aproximação do período de maior ocorrência de síndromes respiratórias”, afirmou a gestora.

Público-alvo e Requisitos

A vacina estará disponível inicialmente para grupos prioritários, incluindo crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua.

Para receber a nova vacina, é necessário ter tomado a última dose há mais de três meses. Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 17,79% da população baiana está imunizada com a vacina bivalente. As taxas de imunização com as vacinas monovalentes são: 5,96% para crianças de seis meses a dois anos, 9,22% para três a quatro anos, 54,63% para cinco a onze anos, e 90,89% para pessoas com doze anos ou mais.

Pessoas a partir de 5 anos que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas terão a oportunidade de receber a vacina Covid-19 XBB como esquema primário (uma dose).

Compartilhe agora: