Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Entidades vão ao STF para barrar lei de SC que proíbe cotas raciais

    27/01/2026

    Brumadinho: Corte alemã marca audiências em ação contra TÜV SÜD AG

    27/01/2026

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    26/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Entidades vão ao STF para barrar lei de SC que proíbe cotas raciais
    • Brumadinho: Corte alemã marca audiências em ação contra TÜV SÜD AG
    • Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias
    • Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça
    • Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo
    • “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo
    • Jau, Pierre Onassis e Tonho Matéria participam da Benção do Olodum no Pelourinho
    • Itiruçu avança com entregas e autorizações do Governo do Estado nas áreas de abastecimento, saúde e infraestrutura
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Destaque»Ato no RJ com Caetano, Chico e Gil repudia anistia e PEC da Blindagem
    Destaque

    Ato no RJ com Caetano, Chico e Gil repudia anistia e PEC da Blindagem

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO22/09/2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    whatsapp image 2025 09 21 at 18.02.30
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Milhares de pessoas ocuparam neste domingo (21) a Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para protestar contra a PEC da Blindagem e a anistia a condenados por golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e aliados.ebcebc

    De acordo com os cálculos do Monitor do Debate Político no Meio Digital, vinculado à USP (Universidade de São Paulo), 41,8 mil pessoas estiveram no ato em Copacabana.

    A proposta de emenda à Constituição repudiada pelos manifestantes foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (16). Na prática, a medida dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares, ao impor que as casas legislativas devem aprovar a abertura desses processos. 

    Aos gritos de “Sem Anistia” e “Viva a democracia”, os manifestantes se reuniram na altura do Posto Cinco da Orla de Copacabana, para escutar os discursos de lideranças políticas e assistir aos shows dos cantores Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Djavan, entre outros. 

    Caetano Veloso disse, durante o ato musical, que a democracia no Brasil resiste. Segundo ele, a cultura nacional apresenta grande vitalidade.

    “Não podemos deixar de responder aos horrores que vêm se insinuando à nossa volta”.

    Gilberto Gil lembrou que o Brasil já passou por momentos semelhantes em sua história. “Passamos por momentos parecidos sempre em busca da autonomia, o bem maior do nosso povo”, afirmou. 
     

    De estudantes a aposentados

    A servidora pública federal aposentada Regina de Brito, de 68 anos, foi uma das primeiras a chegar, para ficar bem perto dos cantores do ato musical. Ela disse ser muito importante apoiar o movimento contra os que tentaram planejar um golpe no país.

    “Eu fui criada na ditadura militar. Sei como era isso. Esses caras acabaram de ser condenados, nem estão cumprindo pena e já querem anistia? E esse Congresso vilão, da direita, em vez de votar pautas do povo, como a isenção do imposto de renda até R$ 5 mil, é um Congresso que não pensa no povo em nenhuma instância, só pensam no próprio umbigo”. 

     


    Rio de Janeiro (RJ), 21/09/25 - Ana Regina Brito, engenheira aposentada, participa de protesto contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia na orla de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Rio de Janeiro (RJ), 21/09/25 - Ana Regina Brito, engenheira aposentada, participa de protesto contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia na orla de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

    Regina Brito (de azul), engenheira aposentada, participa de protesto contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia na orla de Copacabana.Tânia Rêgo/Agência Brasil

    O estudante da rede pública estadual de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Caio dos Santos, de 16 anos, contou estar no ato por achar muito importante a movimentação do povo brasileiro contra “o desserviço à população feito pelo Congresso Nacional”.

    “Acho que essa PEC da Bandidagem é um total desrespeito com a nossa cara. O povo brasileiro não pode assistir calado o que estão fazendo. Eu, como estudande da rede pública, tenho obrigação de ser contra pessoas como o Bolsonaro, que só torcem para o mal da educação, da saúde. Não adicionam nada de bom à nossa população, à nossa sociedade”, criticou.

    “Do que eu estudo da ditadura, eu tento espalhar essa consciência entre meus amigos para o não retorno da extrema-direita e para a consciência na hora do voto”, acrescentou Caio. 

     


    Rio de Janeiro (RJ), 21/09/25 - Caio Júlio Peres participa de protesto contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia na orla de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Rio de Janeiro (RJ), 21/09/25 - Caio Júlio Peres participa de protesto contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia na orla de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

    Caio dos Santos, de 16 anos, foi de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para o protesto em Copacabana Tânia Rêgo/Agência Brasil

    Acompanhado da esposa, o policial penal aposentado Edson Enio Martins Tonnel, de 75 anos, também chegou cedo ao ato para protestar contra a Câmara dos Deputados.

    “Se a gente não reagir, a Câmara vai se tornar um antro de bandidos. Eu acho que, essa PEC, o Senado deve barrar. Qualquer bandido vai se candidatar, vai ser deputado e piorar a situação. O crime vai para Brasília mais do que já está. Independente da nossa idade, cada um tem que colaborar para o bem do Brasil, da nossa família. Que o Bolsonaro apodreça na cadeia, quem fez o que fez em Brasília tem que pagar”. 

     


    Rio de Janeiro (RJ), 21/09/25 - Edson Enio Martins, participa de protesto contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia na orla de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Rio de Janeiro (RJ), 21/09/25 - Edson Enio Martins, participa de protesto contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia na orla de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

    O policial penal aposentado Edson Enio Martins Tonnel, de 75 anos, no protesto em Copacabana Tânia Rêgo/Agência Brasil

    Com os amigos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, a estudante de arquitetura Letícia Rocha, de 20 anos, afirmou que a história não pode se repetir. ” A gente não pode esquecer nunca do passado. Uma vitória que a gente teve foi a condenação do Bolsonaro”. 

     





    Fonte: EBC

    Anistia ato Blindagem Caetano Chico Gil PEC repudia
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorNo DF, ato contra anistia e PEC da Blindagem leva milhares às ruas
    Próximo artigo São Paulo tem 42 mil pessoas em ato contra PEC da Blindagem e anistia
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Entidades vão ao STF para barrar lei de SC que proíbe cotas raciais

    27/01/2026 Justiça Por REDAÇÃO

    Brumadinho: Corte alemã marca audiências em ação contra TÜV SÜD AG

    27/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    26/01/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

    26/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo

    26/01/2026 Política Por admin
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Justiça 0

    Entidades vão ao STF para barrar lei de SC que proíbe cotas raciais

    Por REDAÇÃO27/01/2026

    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades protocolaram nesta segunda-feira (26) ações…

    Brumadinho: Corte alemã marca audiências em ação contra TÜV SÜD AG

    27/01/2026

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    26/01/2026

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.