Home Bahia

Após sucesso em 2023, Festa Literária de Uauá pode ganhar mais dias em 2024

O evento aconteceu entre os dias 2 e 4 de novembro e movimentou o sertão baiano

Foto: Divulgação/Manuela Cavadas

Visando levar para o sertão baiano uma programação que mais uma vez destaca o papel e a importância da literatura e da palavra em questões sociais, políticas, raciais e da construção de um mundo mais humano, a quarta edição da Festa literária de Uauá atraiu mais de 50 atrações durante os dias 2, 3 e 4 de novembro e o sucesso chamou atenção podendo ter uma ampliação do período em 2024.

A edição de 2023 celebrou os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, com uma homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro e discutiu temas relacionados à cultura para a cidade localizada a 420 quilômetros de Salvador e conta com uma população de 24 mil habitantes.

Um dos curadores do evento, o poeta-cantador Maviael Melo se mostrou feliz com o resultado da edição 2023. “A avaliação é sempre positiva, desde a primeira FLIU a gente sempre sai com o resultado sempre positivo. Um exemplo disso é quando você pega uma mesa e as aberturas contam com a participação dos alunos das escolas, cantando, declamando, dançando, então isso já é um envolvimento que a FLIU já começa a causar, né?”.

Além do retorno cultural, a FLIU movimenta o comércio na cidade. “Os hotéis todos lotados, restaurantes lotados, assim, o funcionamento dos serviços. Com relação ao envolvimento da comunidade, a gente tem a noite, as praças com muita gente, as mesas, sempre completas, as escolas que participaram no dia letivo, na sexta-feira, a gente teve um envolvimento”.

Um dos atrativos do evento foi a participação infantil nesta edição. Os alunos participaram da Fliuzinha, Biblioteca Móvel e atividades nas escolas com Zé Livrório, Galiota e Alisson Menezes e desfrutaram da distribuição de livros infantis e contação de história. Na parte artística de shows, grandes atrações, Roberto Mendes, Joana Terra, Juliana Holanda, Cláudio Barris, os artistas locais, Renan Mendes, Dilton Freitas.

E com o sucesso dessa quarta edição, 2024 é logo ali. Maviael pensa em novidades para a próxima temporada. “A proposta é começarmos a FLIU seis meses antes. Começamos a FLIU nas escolas, com formação continuada, com mesas de discussões sobre curadoria, sobre produção. Então, a FLIU, ano que vem, nós queremos, pretendemos, a partir de abril, construir esse processo para a gente ter um livro escrito pelos alunos lançado em novembro. E também que a parte da curadoria da FLIU seja dos alunos. Além dos parceiros institucionais, mas uma parceria com os estudantes, com os professores, para que eles possam escolher quais autores e autoras eles vão querer na programação”.

A quarta edição da Festa Literária de Uauá – FLIU, é uma realização da Uauá Iniciativas Culturais, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon, e da Prefeitura Municipal de Uauá.

Compartilhe agora: