Início BRASIL

Apagão cibernético global deixa aplicativos bancários fora do ar no Brasil

Foto: Divulgação

Um apagão cibernético afetou bancos e fintechs ao redor do mundo, incluindo instituições financeiras no Brasil, nesta sexta-feira (19). Segundo o site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais, houve reclamações em pelo menos quatro instituições brasileiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Clientes relataram nas redes sociais dificuldades para acessar os aplicativos, fazer login e realizar pagamentos. O Bradesco confirmou que seus sistemas digitais ficaram indisponíveis pela manhã devido ao apagão cibernético global. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, afirmou a instituição em nota. As demais instituições financeiras ainda não se pronunciaram.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o Bradesco orientou os clientes a tentarem acessar o aplicativo mais tarde.

Problemas semelhantes foram registrados em outros países. Na Austrália, o Commonwealth Bank, maior banco do país, reportou dificuldades de clientes para transferir dinheiro. Na África do Sul, a Capitec enfrentou interrupções significativas em pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e serviços de aplicativos.

Além do setor bancário, grandes mesas de negociação de petróleo e gás em Londres e Cingapura também enfrentaram dificuldades para realizar operações após o apagão cibernético.

As causas do apagão ainda não foram esclarecidas, e equipes técnicas trabalham para restaurar os serviços afetados.

Compartilhe agora: