Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Mandante da morte de Marielle, Domingos Brazão perde cargo no TCE-RJ

    16/07/2026

    Número de mortos em terremotos na Venezuela passa de 4,8 mil

    16/07/2026

    Sindicato pede ao TSE ingresso em ação da EBC contra remoção do acervo

    16/07/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Mandante da morte de Marielle, Domingos Brazão perde cargo no TCE-RJ
    • Número de mortos em terremotos na Venezuela passa de 4,8 mil
    • Sindicato pede ao TSE ingresso em ação da EBC contra remoção do acervo
    • Senado aprova penas maiores em crimes contra professores e médicos
    • Justiça articula ações contra crime organizado em combustíveis
    • Brasil bate bicampeã olímpica França na Liga das Nações de vôlei
    • Crédito do FGTS para Santas Casas é prorrogado até 2030
    • Educação financeira pode ser incluída no currículo escolar
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Comunicação»Aos 95 anos, morre Haroldo Costa, intelectual e jornalista
    Comunicação

    Aos 95 anos, morre Haroldo Costa, intelectual e jornalista

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO14/12/20254 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    agencia brasil161111i 1
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Artista de múltiplas facetas, o jornalista Haroldo Costa morreu neste sábado (13), no Rio de Janeiro, aos 95 anos. A morte foi confirmada pela família, no perfil oficial dele, nas redes sociais.ebcebc

    Costa é ex-funcionário da Rádio MEC e tem passagens pela antiga TVE, atual TV Brasil, veículos públicos administrados pela EBC, onde Costa desenvolveu diferentes projetos.

    https://www.youtube.com/watch?v=undefined

    Jornalista, ator, compositor, produtor e diretor de rádio e televisão, Haroldo é mais conhecido por seu trabalho como comentarista dos desfiles das escolas de samba, no carnaval. Mais recentemente, integrava o corpo de jurados da premiação Estandarte de Ouro, do Jornal O Globo. Antes, ele fez parte do corpo de jurados da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), por ser um dos pesquisadores que valorizavam a cultura afro-brasileira no carnaval.

    O Salgueiro, Escola de samba da qual era torcedor, declarou que está de luto. A Estação Primeira de Mangueira também. Em nota, a escola verde e rosa disse que ele foi uma “figura única no carnaval”.

    A trajetória de Haroldo Costa começa no Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por outro intelectual e artista, Abdias do Nascimento. Depois, Haroldo se juntou a dançarinos e atores para formar o grupo que empreendeu a turnê Brasiliana e que, por cinco anos, divulgou a cultura popular brasileira por 25 países da Europa e da América.

    Essa é uma das experiências destacadas na mostra Haroldo Costa – Samba & Outras Coisas, feita em homenagem ao artista, pelo Sesi, em 2011. Como o falecimento de Costa, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro postou nota pública em homenagem ao artista, destacando a trajetória do artista e comunicador negro como “fundamental”. “Um gênio da arte e um ser humano maravilhoso, com quem convivemos em inúmeros projetos e a quem tivemos o prazer e a honra de homenagear com uma exposição que celebrou toda a sua rica história”.

    Como ator, Haroldo Costa conseguiu também o grande feito de ser o protagonista de Ofeu da Conceição, peça teatral musicada de Vinicius de Moraes, que inaugurou a parceria do poeta com o compositor Antonio Carlos Jobim. O convite de fez de Haroldo o primeiro ator negro a pisar o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em espetáculo em que os cenários eram de Oscar Niemeyer e o cartaz de autoria de Carlos Scliar.

    A partir dos anos 60, Haroldo assumiu microfones e a direção de programas de rádios na MEC, na Mayrink Veiga e na TV. Na emissora radiofônica de música clássica, produziu e apresentou, por exemplo, o programa Balcão Nobre, que trazia registros de apresentações da cena lírica, entre as décadas de 1970 e 1980.

    Ele também conduziu o Estampas Brasileiras, onde entrevistas artistas, e Mosaico Panamericano, programa de música latina, junto com o instrumentista Aloysio de Alencar Pinto.

    Como historiador, é autor de quinze livros, dois deles dedicados à escola de coração – Salgueiro: Academia do Samba (1984) e  Salgueiro: 50 anos de Glória (2003), que tornaram-se as obras mais importantes sobre escolas de samba, além de Fala, crioulo – O que é ser negro no Brasil, entre outros livros.

    Homenagens

    Intelectuais, artistas e políticos lamentaram o falecimento de Haroldo Costa. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que o carioca era referência absoluta do samba, do carnaval e da intelectualidade negra. “Sua obra, sua voz e sua luta permanecem vivas entre nós”, declarou.

    Outro ícone do carnaval carioca e griot, o jornalista e radialista Rubem Confete se solidarizou com familiares e destacou Haroldo como um “grande pensador, pesquisador, ator e roteirista que deixa um legado e enorme trabalho em prol da cultura afro brasileira”.

    A historiadora Lilia Schwarcz disse que o comunicador foi uma figura central na intelectualidade negra e brasileira. 

    O escritor Nei Lopes disse que Haroldo era uma das maiores referências e lembrou que o artista foi o primeiro negro, em 1958, a dirigir um filme de longa metragem, o Pista de Grama ou Um desconhecido bate à sua porta. “A morada eterna dos negros elegantes, amigos insubstituíveis ganhou mais um membro do primeiro time”.

     

     

    O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, complementou que Haroldo Costa, “guardião do samba e do carnaval”, dedicou a vida ao samba e ao carnaval “com dignidade e profundo amor pelo povo do samba. Seu legado é eterno”, afirmou.

    O governador do Rio, Cláudio Castro, enviou nota à imprensa chamando Haroldo de mestre, “que ajudou gerações a compreender a grandiosidade dos desfiles, dos sambas-enredo e da identidade do nosso povo”. 

    A família ainda não informou sobre velório ou sepultamento.





    Fonte: EBC

    anos aos Costa Haroldo intelectual jornalista morre
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorMinistério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
    Próximo artigo Flamengo busca reabilitação após derrota na Champions do basquete
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Mandante da morte de Marielle, Domingos Brazão perde cargo no TCE-RJ

    16/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Número de mortos em terremotos na Venezuela passa de 4,8 mil

    16/07/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Sindicato pede ao TSE ingresso em ação da EBC contra remoção do acervo

    16/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Senado aprova penas maiores em crimes contra professores e médicos

    16/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Justiça articula ações contra crime organizado em combustíveis

    16/07/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Brasil bate bicampeã olímpica França na Liga das Nações de vôlei

    16/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Bahia faz penúltimo treino antes de enfrentar a Chapecoense; como foi o dia

    16/07/2026

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023
    Não perca
    Últimas notícias

    Mandante da morte de Marielle, Domingos Brazão perde cargo no TCE-RJ

    Por REDAÇÃO16/07/2026

    O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) oficializou nesta quarta-feira (15)…

    Número de mortos em terremotos na Venezuela passa de 4,8 mil

    16/07/2026

    Sindicato pede ao TSE ingresso em ação da EBC contra remoção do acervo

    16/07/2026

    Senado aprova penas maiores em crimes contra professores e médicos

    16/07/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Bahia faz penúltimo treino antes de enfrentar a Chapecoense; como foi o dia

    16/07/2026

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    Número de mortos em terremotos na Venezuela passa de 4,8 mil

    16/07/2026

    Copa do Mundo 2026: morre jogador Jayden Adams, da África do Sul

    11/07/2026

    Presidente da Venezuela agradece apoio do Brasil

    11/07/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.