Início Ação Ambulantes denunciam excesso de força da Guarda Municipal; Credenciamento para trabalhar no...

Ambulantes denunciam excesso de força da Guarda Municipal; Credenciamento para trabalhar no Carnaval é suspenso

Bomba de efeito moral é atirada em ambulantes que tentam se credenciar - Foto: Reprodução

No início desta quarta-feira (8), uma bomba de efeito moral foi jogada por agentes da Guarda Municipal de Salvador em ambulantes que tentavam se cadastrar para trabalhar no carnaval deste ano. O fato ocorreu em frente a sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), localizado no bairro de Jardim Santo Inácio, na capital baiana.

O credenciamento que ocorre exclusivamente pela internet, começou às 10h desta quarta e deve seguir até 10h de quinta-feira (9). Entretanto, maioria dos ambulantes foram informados que o sistema caiu, devido ao grande número de pessoas que tentam se cadastrar simultaneamente ao Sistema de Cadastramento de Ambulantes (SCA).

Alguns trabalhadores presentem no local, solicitam que o cadastro seja feito de forma presencial. Eles também denunciam a forma em que os agentes da guarda municipal agiram durando o tumulto, afirmando que em determinado momento, além da bomba, os guardas utilizaram um spray de pimenta para afastá-los.

Procurado para esclarecimento, o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), Maurício Lima, inicialmente negou que o explosivo seja usado pela equipe. No entanto, ao ser questionado pela equipe de TV Bahia, o gestor disse que irá apurar o caso e garantiu que não irá ocorrer novos confrontos.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) informa que, o cadastramento no SCA para o Carnaval 2023 será reaberto às 14h desta quarta-feira, por meio do mesmo site. O órgão também acrescenta que lamenta o ocorrido e disse que trabalha para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Compartilhe agora: