Início AVIAÇÃO Aeroporto de Salvador registra aumento de 36% no número de voos internacionais

Aeroporto de Salvador registra aumento de 36% no número de voos internacionais

Foto: Reprodução

O aeroporto de Salvador iniciou a temporada de verão com o crescimento de 36% no número de voos e de 38% no volume de passageiros internacionais. Os dados são da análise das operações de 15 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. A ampliação da malha aérea internacional é resultado de acordos firmados entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), as companhias de aviação e a Vinci Airports, que administra o terminal aeroviário da capital baiana.

Os avanços foram apresentados, nesta terça-feira (9), por dirigentes da concessionária do terminal e da Setur-BA, durante um café da manhã, na praça de alimentação do aeroporto, com a participação de representantes do trade turístico e de jornalistas. Houve um aumento significativo no número de voos de diferentes destinos do exterior. Montevidéu (Uruguai) registrou crescimento de 189%; Madri (Espanha), de 54%; Buenos Aires (Argentina) aumentou em 20%; e Lisboa (Portugal) cresceu 4%. Ainda foi aberta a nova rota de Santiago (Chile), com escala em Montevidéu, além dos voos fretados de Varsóvia (Polônia).

“O Governo do Estado não tem medido esforços na prospecção de novos voos internacionais para a Bahia, com incentivos fiscais e promoção de destinos, e agora estamos comemorando esses bons resultados. Mas não vamos nos acomodar. O trabalho é contínuo. Já estamos em negociação com uma grande companhia aérea da Europa, acreditando na conquista de mais uma ligação com o Velho Mundo”, sinalizou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Essa parceria é super importante. O turismo é um dos geradores de emprego mais rápidos, e o Estado tem se mostrado bastante sensível a essa questão, como na isenção do ICMS sobre o combustível das aeronaves. Não é renúncia fiscal, mas sim um investimento, pois à medida que venham mais turistas, teremos aumento no consumo e na geração de vagas de trabalho”, ressaltou o CEO da Vinci no Brasil, Julio Ribas.

“O crescimento do aeroporto de Salvador no segmento internacional evidencia o interesse crescente de viajantes estrangeiros pelo destino Bahia, o que reforça o nosso compromisso em proporcionar uma experiência aeroportuária de excelência”, completou o gerente de Marketing e Negócios da Vinci no Brasil, Marcus Campos.

No final do evento, os convidados acompanharam a apresentação da bateria e de bailarinos do bloco afro Muzenza, com a participação de baianas típicas, que compõem o receptivo especial oferecido pela Setur-BA no aeroporto, onde o visitante dispõe também do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT).

Malha aérea nacional- O crescimento de rotas domésticas no Salvador Bahia Airport supera os números registrados antes da pandemia, com destaque para Goiânia (60%), São Paulo (46%), e Recife (26%). Empresas como a Latam e a Gol aumentaram a frequência de voos em 31% e 7%, respectivamente. Entre as linhas sazonais disponíveis, estão Porto Alegre, São José do Rio Preto, Curitiba e Ribeirão Preto. Nesta temporada, a Gol apresentou um crescimento de 135% em operações noturnas, além de ter retomado o voo de Aracaju.

Carnaval

Entre a sexta-feira de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, o aeroporto da capital terá um aumento de 26% no número de voos, em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a oferta de assentos cresceu 22%. Durante a festa, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza, Vitória, Buenos Aires, Curitiba e Porto Alegre aparecem como os principais polos emissores de turistas.

Compartilhe agora: